
29 de novembro de 2011
A injustiça da Justiça

24 de novembro de 2011
As Esganadas de Jô Soares
Sem mistérios
A história mais divulgada do ano, do autor, apresentador e comediante Jô Soares, trata-se de um romance policial histórico. Na Capital do Brasil da década de 30, acompanhamos assassinatos brutais de mulheres acima do peso.
O livro relata os crimes contra obesas ao mesmo tempo em que descreve os métodos empregados pela polícia da época no objetivo de apanhar o assassino. O ranzinza delegado Noronha, seu assistente Calixto, a bela Diana e o peculiar detetive Tobias Esteves estão unidos para deter Caronte, o matador de mulheres pesadas.
O amigo pode pensar que estou contando o final do livro, mas engana-se. Nas primeiras páginas da obra já é possível identificar todos os elementos que expus, mais ainda: até a motivação do assassino nos é revelada imediatamente, não há mistérios.
A história é concentrada na expectativa. O leitor espera conhecer a próxima assassinada, os métodos empregados por Caronte. Na outra ponta, aguarda para saber como a lógica de Tobias o colocará no encalço do bandido. Um livro rápido, de leitura fácil, cuja mistura de ficção com realidade tem efeito interessante.
O trabalho de pesquisa realizado é eficiente. O autor faz questão de demonstrar seu domínio histórico, citando personalidades, Óperas, acontecimentos da época. O ponto negativo, na minha opinião, é que as explicações históricas chegam a quebrar a harmonia da história principal em alguns pontos.
A característica que me chamou atenção foi a utilização de imagens no livro, vez que o autor empregou técnica original, condizente com as diretrizes literárias novas. As ilustrações não são meras imagens, mas imagens-símbolos, ou seja, são pequenas grafias inseridas em pontos estratégicos do texto com o objetivo de ajudar o leitor a fixar a ideia exposta. Trata-se de uma leitura de desenhos, é fascinante! É a primeira vez que percebo recurso da Literatura Nova empregado em obra de autor conceituado.
Finalizando, “As Esganadas” é um livro novo, de história simples, rápida, linear e ideal para os novos leitores. Na utilização de imagens-símbolos, inovador, na história em si, o contrário. A falta de suspense, mesmo que trocado por expectativa teve impacto significativo.
Fica a dica e a resenha!
23 de novembro de 2011
A Revista Varal do Brasil

22 de novembro de 2011
Resenha de "Xeque-Mate" feita por Alastair Dias
Devido a agenda cheia, Alec Silva me pediu para resenhar este pequeno e curioso livro de Paul Law, um grande amigo nosso. Aceitei a tarefa por ter apreciado a leitura, sobretudo na metade em diante.


Quero agradecer imensamente ao amigo e escritor Alec Silva cujo contato possibilitou a resenha apresentada. Se não fosse Alec, Alastair não poderia opinar sobre minha obra. A postagem original pode ser lida no link:
http://alastairdias.blogspot.com/2011/11/resenha-xeque-mate-de-paul-law.html
Abraços!
18 de novembro de 2011
Resenha de La Bandida pelo Confissões Literárias
"As covas são para as minhas vítimas! Eu mesma as enterro. As balas de prata são para matar meus oponentes, para transformá-los em terra para o meu cemitério particular. O por quê da prata? Sim, eu uso prata, porque é um metal nobre. Julgo ser importante o que eu faço. Afinal, depois de Deus, eu sou o ser que mais tira vidas por aqui..." p. 32.
Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento ao Blog Literário Confissões Literárias por ter lido e opinado sobre meu livro. Eis o link da postagem original:
http://confissoesliterarias.blogspot.com/2011/11/resenha-la-bandida-por-paul-law.html
Obrigado, Mariana!
16 de novembro de 2011
Palestra Literária no SENAI
No dia 25 de outubro aconteceu a III semana do livro e da Biblioteca aqui do SENAI. Fui um dos autores convidados para falar um pouco sobre a literatura atual e sobre o meu recente livro La Bandida. Tenho fotos para mostrar para vocês.
Tinha bastante gente
O pessoal estava atento
Houve sorteio de brindes!
Queria agradecer ao SENAI de Mogi Guaçu pelo convite. Em especial à responsável pela Biblioteca da escola. É muito importante para nós, escritores, este contato com as pessoas.
Abraços!
11 de novembro de 2011
Promoção “Siga e Concorra”
É com muito orgulho que divulgo a promoção do Clube dos Novos Autores, Instiuição de apoio ao novo escritor; que apoia este escritor que vos escreve. A promoção “siga e concorra” sorteia todo mês, três livros de escritores novos entre os seguidores do blog, não é legal?
http://clubnovosautores.blogspot.com/p/promocao-siga-e-concorra.html
No link indicado estão as informações sobre a promoção e as formas de aumentar as chances no sorteio. Serão três sorteios e cada sorteado ganha um livro. Para concorrer basta apenas seguir o Clube dos Novos Autores, fácil assim.
O mês de dezembro é super especial para La Bandida! O livro vai ser lançado no dia 10 de dezembro na livraria Nobel, vai ter conto publicado na revista internacional Varal do Brasil e será sorteado na promoção do Clube dos Novos Autores.
Que tal apoiar o Clube e concorrer aos três livros deste mês? Eu quero qualquer um deles!
Abraço.
10 de novembro de 2011
Os Herdeiros dos Titãs de Eric Musashi
A história relata as aventuras do jovem revolucionário Arion e sua trupe em busca de liberdade, afinal na cidade de Jatitã, um tirano oprime o povo. Paralelamente a isso, na capital temos o herói Téoder vivendo infeliz ao lado da Rainha-deusa Quetabel, remorsado por ter assassinado sua esposa Faná.
Agora adicione o fato de Arion ser o único filho de Téoder e este ter-lhe tirado a mãe. O que se passa na cabeça do jovem revolucionário em relação à atitude do pai? O que ele fará quando encontrá-lo? São exatamente estes pontos abordados no primeiro “Os Herdeiros dos Titãs”.
Uma narrativa detalhada marca a obra. A passagem de tempo é bem delineada e toda a jornada de cada personagem central é bem contada. A técnica de fragmentar o livro em dois núcleos distintos denota criatividade por parte do autor. Na expectativa de conferir o encontro de Arion com Téoder, o leitor se vê preso nas páginas de “Os Herdeiros de Titãs”, mesmo que muita coisa aconteça neste ínterim.
Aliás, o autor apresenta durante a expectativa do encontro entre pai e filho, um mundo fantástico com elementos próprios, nome de classes sociais, de medidas e raças. Isto, a princípio pode confundir o leitor, já que complexidade do cenário e seu contexto dificulta o entendimento imediato. Entretanto, com o decorrer da história, o leitor vai se habituando aos termos criados pelo autor e passa a entendê-lo no contexto da história, afinal não é preciso saber tudo do mundo para entender uma saga dentro dele.
Outro fator importante é a mensagem que se nota. A capital Catebete mostrada no livro é uma metáfora da nossa sociedade atual. O povo dela é reflexo do nosso, assim como as atitudes e comportamento. Olhá-lo no livro pode nos fazer pensar em muitas coisas e não me cabe dizer mais para evitar spoiler.
O único fator que não me agradou muito a falta de ação neste primeiro livro. Entendo que o conflito psicológico dos personagens e a retomada mental de atitudes sejam os principais temas a ser desenvolvido, mas a narrativa em alguns pontos me soou amena demais. Não que faltou detalhes, pelo contrário, achei em alguns pontos que a narração de cada dia de cada viagem, desnecessária. É opinião pessoal de leitor.
Aguardo ansioso o segundo livro da saga “Herdeiros dos Titãs” para conferir a ação que ele promete e finalizo recomendando o primeiro. Sei da luta diária do autor, de todo o seu esforço para chegar aos leitores e o valorizo muito por isso. Todo o empenho com as palavras, com estudo e com o projeto gráfico, faz de “Os Herdeiros dos Titãs – de lutas e ideais” um livro de energia única.
Fica a resenha e a dica.
9 de novembro de 2011
La Bandida: Hotsite e parcerias
Olá, amigos leitores! Há um tempo eu tinha mencionado uma maneira legal de criar sites para divulgar obras e autores (postagem pode ser lida aqui). Hoje venho apresentar o hotsite do livro La Bandida. Eis o link:
http://www.wix.com/pauloantonino/labandida
O site é em flash, simples, mas de muito empenho e feito de coração. Na página inicial, os amigos podem conhecer mais sobre a obra, o autor e ler uma prévia on-line do livro, além de marcá-lo no skoob e entrar em contato com o escritor.
Na segunda página, é possível assistir ao book trailer do livro. Na terceira, pode-se comprar o livro clicando na imagem do logo da Mutuus Editora. Na última página, podemos conferir os blogs e sites que já mencionaram La Bandida de alguma forma. Que fique aqui registrado o meu agradecimento.
Outra coisa legal são as parcerias. Tanto com o blog literário Confissões Literárias como com o Clube dos Novos Autores. Também tem o Clube do Faroeste, site muito importante para o pessoal que curte “bang bang”.
O lançamento do livro está marcado para o dia 10 de dezembro de 2011, às 10:00h, mas já é possível adquiri-lo no site da editora e comigo, como pode ser visto na página do blog “La Bandida”. Quero muito que todos venham para o lançamento, independente de adquirirem o livro. Depois do lançamento o churrasco é por minha conta!
O convite formal se dará em postagem especial, mas já fica combinado.
Abraços!
4 de novembro de 2011
Sejamos antropófagos aqui mesmo
Um abraço!
1 de novembro de 2011
Corações em Fase Terminal
Uma chance para mudar tudo
Corroborando com o que está acontecendo na literatura atualmente, “Coração em Fase Terminal” da promissora escritora Fabiane Ribeiro, nos trás toda a intensidade de uma boa história. Rápida, sentimental, metafórica e surpreendente, a obra nos leva para dentro de nós mesmos.
O livro relata os acontecimentos da vida de Cátia, uma jovem universitária cuja vida desregrada e sem limites acaba levando-a ao álcool excessivo e ás drogas. Algo comum atualmente, posto que há muitos jovens em “Fase Terminal” de existência devido ao abuso com a liberdade.
Prestes a ter sua existência ceifada precocemente, depois de adormecer Cátia se vê em um lugar peculiar, a Cidade dos Corações onde tudo tem por modelo o órgão vital humano. As nuvens, as árvores são em forma de coração. Neste estranho local, ela se depara com a inusitada tarefa de cuidar literalmente do seu coração que está dentro de uma caixa dourada e todo manchado. Isso mesmo, na Cidade dos Corações, todas as pessoas possuem seus corações fora dos corpos, dentro de Caixas Sagradas e devem curá-los para poderem fazer a Travessia. O ambiente do livro está descrito, a aventura de Cátia começa agora e cabe ao leitor conferi-la.
Uma história sensível, positiva e de mensagem importante, foi o que pude observar nas páginas eletrônicas de “Corações”. Senti-me perto de obras espíritas como Violetas da Janela de Patrícia. Até mesmo do badalado “A Cabana” de Young, observei proximidade, não que o livro seja cópia dos exemplos citados, longe disso, a temática é toda autêntica, mas as mensagens são semelhantes.
Trata-se de um livro de poucas páginas, mas de objetividade surpreendente, feito na medida para os leitores novos. O português limpo da autora Fabiane Ribeiro, conciliado com a mensagem relevante que ela se propõe a passar, tornam “Corações em Fase Terminal” uma obra de beleza singular. Sou adepto totalmente dessa literatura limpa, sensível e de moral bem caracterizada. Em Corações, o leitor aprende com metáforas, ainda que nem se dê conta delas; aprende que há uma segunda chance para mudar o rumo das coisas.
Minha única ressalva ao livro é quanto a brevidade. Sempre acho positivo o autor que consegue dizer muito com pouco, mas acho extremamente difícil mestrar neste quesito. É complicado ser objetivo sem ser breve e talvez “Corações” tenha sido breve em alguns pontos. A relação de Cátia com sua família ao final do livro me pareceu pouco explorado e o leitor (pelo menos eu) esperava muito desse desfecho. Queria conhecer mais da nova Cátia, fora da Cidade dos Corações.
Isso não desaprecia a obra, tampouco a habilidade da autora, afinal ela me mostrou uma literatura rica em poucas palavras. É isso que busco no que leio, histórias intensas de português moderno, gostoso e que valorizem minha posição como leitor crítico. Imaginar, nós sabemos e a Fabiane confiou na nossa imaginação. O resultado foi mágico.
Fica a dica e a resenha!
Quer comprar e conferir pessoalmente do que estou falando? Entre em contato com a autora:
Veja o Book trailer do livro: