
Seu coração está onde estão as pessoas que você ama
Da autora Fabiane Ribeiro, segunda edição de seu livro de estreia antes chamado simplesmente de “Xadrez” e publicado pela editora Multifoco, “Jogando Xadrez com os Anjos” é um livro mágico. Não é por acaso que já se encontra na terceira edição e vem sendo trabalhado pela editora Universo dos Livros.
Ambientado na Inglaterra, no período subsequente à Segunda Guerra Mundial, o livro conta a triste história da pequena Anny, cuja vida não é como a das demais crianças da sua idade. Além de ser mantida o tempo todo dentro de casa e ter aulas particulares com a severa Jane, ela vê os pais apenas uma vez por semana. O único dia feliz da menina é justamente o dia que passa com os pais, o sábado, já que no domingo o casal se tranca em casa para discutir assuntos de trabalho. Aliás, o trabalho de Cindy e Jefferson é sempre o motivo de Anny levar a vida que leva, mesmo que incompreensível para ela e para nós leitores num primeiro momento.
Num desses sábados Anny recebe do pai o fabuloso tabuleiro de Xadrez de cristal. Apesar de ainda não saber jogar, ela fica encantada com a beleza das peças e do tabuleiro. O pai promete que ela aprenderá a jogar e que ambos ainda disputarão grandiosas partidas juntos. O jogo cai imediatamente nas graças da menina se tornando muito importante para ela, tal qual a sua inseparável pelúcia Tiara, outro presente do pai.
As coisas pioram com a notícia de que Anny ficará sem os pais por um ano, devido ao trabalho misterioso que eles exercem. A professora Jane e o seu marido Hermes vão abrigar a menina durante este tempo em troca de uma boa quantia. É daí que a história realmente começa, já que passamos a acompanhar a angustiante rotina de Anny que além de conviver com a saudade dos pais, da vida de antes, passa agora a ser maltratada na casa da sua professora. Um ano é muito tempo para quem sofre… Mesmo com todas as adversidades a menina persiste com esperança e otimismo, afinal ela ainda tem o jogo de Xadrez, Tiara e as lembranças. Prometera ao pai que seria forte também.
A ajuda vem primeiro em sonhos, no seu maravilhoso Reino Xadrez e depois de verdade com o misterioso Pepeu. Aliás, o amigo se torna o seu dedicado oponente no jogo de Xadrez. A rotina continua dura, de trabalho, de privações e de punições severas, mas Anny não perde a esperança de um dia estar novamente na sua casa, com seus pais. Isso acontecerá quando a neve chegar… Mas, o tempo vai ensinar a ela que a neve pode tardar a vir e quando isso acontecer, pode não trazer o que se espera. Por outro lado, a neve pode trazer o poder de suportar e de vencer…
Uma mágica história que mexe com o leitor. Anny é uma Cinderela mirim que tem de aprender a viver com pessoas que a princípio não gostam dela. Entretanto, diferentemente de Cinderela que tem a certeza de que os pais estão mortos, a menina sabe que os pais estão por aí e que um dia poderão voltar. Na sua luta diária de espera e provação ela se depara com pessoas que precisam de ajuda. Dada a sua bondade, mesmo intencionalmente ela cativa essas pessoas e elas retribuem ajudando-a nos momentos mais difíceis. É o que mantém a esperança e o que molda a menina enquanto cresce distante da família. A família é outro ponto importante na história. Sua definição, a idoneidade de seus membros e a importância disso. A verdade, a triste verdade que vem com a maturidade para entendê-la, mas que não faz tanta diferença no final das contas. Afinal, temos o nosso Reino Xadrez onde tudo é como queremos que seja. Por que não?
Todos os personagens possuem suas histórias que em paralelo à de Anny, são bem trabalhadas pela autora. Não ficamos sem saber o que houve com cada um deles e não deixamos de nos surpreender com alguns. Outros, porém, são de fácil previsão. No fim das contas o que importa é o que acontece no meio dessas histórias e não o seu desfecho. Os exemplos que são passados… A forma que a autora usou para unir as histórias foi inusitada e nos mostrou que há mesmo um dedo de Deus em tudo.
Com muita qualidade Fabiane Ribeiro nos brinda com uma história bonita, tocante e que vai além de ser apenas uma história. Como é característico da autora que já teve dois livros resenhados aqui, as histórias precisam deste “algo a mais” para serem merecedoras de leitura. Assim é com “Jogando Xadrez com os Anjos”.
Fica a resenha e a dica
Para clicar
Site da autora: http://www.fabianeribeiro.com.br/
Comprar o livro:http://www.fabianeribeiro.com.br/?pg=como_comprar
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/181554-jogando-xadrez-com-os-anjos
Blog da autora: http://reinoxadrez.blogspot.com.br/