Em tempos tão modernos como os vivenciados se tem uma noção muito clara de liberdade. Liberdade é poder fazer o que quiser, certo? É ser responsável também por aquilo feito. Ser livre é poder pensar, agir, ter opinião (e dá-la) sem que alguém ou alguma coisa nos impeça. Ser livre é sensacional. Mas até onde somos?
Focando no meio editorial, que é a nossa praia, a questão da liberdade não é tão clara assim. Existe um “mercado editorial”, ou seja, uma indústria, um grupo de gente que existe para dizer o que pode (deve) ser publicado. Na mesma linha, estabelecem o que não pode (o que nunca será) literatura. Muitos autores não conseguem expor o que escrevem aos seus leitores porque não escrevem o que vende, ou não escrevem o que pede o “mercado”.
É chegado o momento de sermos livres em todos os sentidos. De podermos ler o que quisermos e também escrever. Mais ainda, é hora de termos nossos meios de sermos o que desejamos ser. O autor tem como publicar o seu livro pelos seus próprios meios e não necessita da indústria literária para isso. O papo de que um autor independente não é bem visto no meio literário é mais um estereótipo a ser combatido. Somos independentes e livres.
Isso não é fantasia. Tem gente fazendo. Vou citar o exemplo da música, especificamente do pessoal do Teatro Mágico. (para saber sobre o Teatro Mágico clique aqui.) Trata-se de uma banda que disponibiliza todas as suas músicas para serem baixadas gratuitamente. Não querem receber o afamado “Direito Autoral”. Acreditam que o importante é chegar até o público e que a contraprestação vem por outros meios. Eles são músicos independentes.
Voltando à literatura, tem ferramentas extraordinárias hoje em dia para ajudar o autor que quer ser independente. Já foram citadas por aqui, vocês sabem. O que tem de mudar é a mentalidade dos autores. Eles precisam saber que não precisam de nada nem de ninguém para ser o que desejam ser. Isso é liberdade; é independência.
Para clicar
Entrevista do Teatro Mágico sobre a Independência Musical:
Baixar as músicas do grupo:
Ler os meus livros gratuitamente:
Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!