6 de março de 2019

Francisco de Terra



Era uma vez duas irmãs que gostavam de brincar com terra. A mais velha, de nove anos, se chamava Bárbara; a menor tinha o nome de Beatriz e contava com cinco anos. Certo dia, uma segunda-feira para ser preciso, as duas criaram Francisco de Terra. Sim, de terra por parte de mãe; dos primos de areia e dos tios de pedrisco. Um boneco muito especial, feito de barro e imaginação como tudo que é bom deve ser feito. Não foi com isso que Deus criou o homem? Claro que Bárbara e Bia não eram Deus, apenas duas meninas brincando. 
Foi assim que se deu a Criação (e olha que demorou viu!): a Bárbara juntou terra marrom; a Bia buscou água. As duas misturaram as coisas. Depois de pronto o Chico ficou com quase um metro de tamanho! Pernas finas, um pé grande outro menor, um joelho mais baixo do que outro e uma cabeça bem redonda. Era careca, tinha olhos de buraco de dedo de criança em bolo de aniversário. 
— E a boca? Ele não tem boca? — perguntou Beatriz ao observar melhor o boneco estendido no chão. 
Bárbara olhou para a irmã como quem não quer admitir o erro. Respondeu:
— Claro que ele tem. Vou fazer agora o sorriso mais bonito que existe.
Devo confessar que foi isso mesmo que ela fez. Traçou um belo sorriso na cabeça de barro de Chico de Terra que imediatamente ele ficou de bom humor. A Bia deu pulinhos de alegria. Talvez o boneco lutasse capoeira, já pensou?
Então, chegaram para brincar o Robertinho e o Guilherme, primos das meninas. O Robertinho, um menino magrinho e loirinho de seis anos. O Gui tinha quatro anos e era gordinho. 
— Que estão fazendo? — perguntou o Gui ao se aproximar
— Fizemos o Francisco de Terra — respondeu a Bia.
— Vamos brincar de outra coisa. De mina de diamantes! A gente destrói o boneco e faz a mina para ficar rico — falou o Robertinho.
A Bárbara que era a maior deles (e a mais sensata) disse:
— Ninguém mexe no Chico. 
O Gui estava usando um escudo e uma garra de três pontas de brinquedo e deu a ideia:
— Eu empresto pra ele o meu escudo e a garra de guerreiro.
As crianças até acharam boa a ideia, mas não tinha como colocar a garra na mão de barro do Chico. Nem dar a ele o escuto. Francisco ainda continuava imóvel como qualquer outro boneco preguiçoso. 
Aconteceu de a mãe da Bárbara e da Bia, chamá-las. É que era hora de jantar. As duas foram para dentro de casa, mas o Robertinho e o Gui ficaram brincando no terreiro. Dou um doce a vocês se adivinharem o que os danados dos meninos fizeram. Pois é, eles pisotearam o Francisco de Terra. Fizeram buracos, tiraram terra daqui puseram ali, um serviço tão bem feito que não sobrou nem vestígio do boneco de antes. A Bia e a Bárbara só se lembraram do Chico no dia seguinte e quando foram vê-lo, descobriram que ele não estava mais lá. Acreditam que a Bia ficou feliz? Disse à Bárbara:
— Olha, ele não está mais aqui! Ganhou vida! 
— Não, Bia, não foi isso que aconteceu.  
Mas antes que a Bárbara pudesse explicar à irmã o que tinha acontecido, ouviu o arrulhar de pomba de fim de tarde. Era um som triste, mas vinha do boneco com sorriso que a própria Bárbara tinha feito nele. Francisco acenou para as meninas que não cabiam em si de tanta alegria. Não estava muito longe do monte de terra de sua origem. 
— Agora eu tenho que ir, crianças. Vim da terra, retornarei à terra. As coisas se transformam, não é incrível? O barro é moldável, vem a chuva, a mão de criança e o que sou, fui.


Paul Law, Mogi Guaçu, 06 de março de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!