Na sexta-feira passada, precisamente no dia 21 de fevereiro de 2020, fui conhecer uma geladeira diferente em uma escola técnica de minha cidade. Ela conserva alimentos culturais, não é o máximo? Os alunos da ETEC de Mogi Guaçu sob a orientação do poeta e bibliotecário Nunes Guerreiro transformaram uma geladeira velha em estante de livro! A ideia não é nova, verdade, mas projetos assim são necessários.
O que é novo e que achei mais interessante é o visual da Gelateca (este é no nome que os alunos deram à geladeira). O objeto foi pintado em cores vibrantes, pichado de amarelo por frases culturais. Além disso, há diversos adesivos de poesias dos próprios alunos espalhadas por ela. "A geladeira fica aberta o dia todo, o pessoal passa por ela, pega um livro. Não é obrigatório devolver ou repor os livros, mas os alunos estão colaborando bastante. Eu vou controlando a quantidade de livros", foi o que me contou Nunes Guerreiro.
Reparei que além das poesias há biografia dos jovens escritores grudadas da Gelateca. O responsável pelo projeto me disse que os alunos curtiram muito encontrar seus textos e biografias na geladeira; sentiram orgulho.
Claro que eu também peguei um livro. Escolhi "O Amanuense Belmiro de Cyro dos Anjos.
Eis aí o meu novo livro! |
A Gelateca é parte de projeto maior desenvolvido na ETEC. Já falamos dele aqui no blog (veja a postagem aqui). A ideia é incentivar a leitura produção literária, preparando os jovens não só para o mercado de trabalho, mas para vida.
As biografias dos alunos poetas! |
Nunes Guerreiro e a Gelateca funcionando |
Ah, eu preciso voltar lá para doar alguns livros e quem sabe pegar outros. Lembrando que em setembro terá a Feira do Livro da ETEC Euro Albino de Souza. Estão todos convidados.
Muito legal!
Paul Law
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!