10 de novembro de 2020

Éden de Paulo Uzai Junior

 


O paraíso dos próximos dias

Éden é uma franca distopia do autor Paulo Uzai Junior. Com sua narrativa coesa, direta, o autor nos apresenta um futuro crível, produto dos nossos hábitos e posicionamentos atuais. Como é de se esperar em análises assim, o cenário não é muito otimista. 

Acompanhamos a história de Sandro Almeida um típico cidadão da São Paulo do futuro; um trabalhador burocrático de uma repartição pública, cansado do modo como as coisas são. O seu companheiro de trabalho, Matias, o irrita; o seu chefe idem. Parece que algo está errado no mundo e, embora ele não saiba o que seja, sente-se mal com isso. O enfado aumenta após ter sua sugestão de treinamento de funcionários rejeitada. Geraldo pede a Sandro que aplique o treinamento nos exatos termos de sempre, desconsiderando o argumento do subalterno de que o rendimento na repartição vinha caindo. No trabalho, na primeira entrevista com os candidatos, Sandro lhes pergunta o porquê da escolha daquela profissão? Ninguém sabia responder; ninguém pensava direito... O curso é interrompido por conta daquela questão inapropriada. Sandro é afastado do comando do treinamento e discute com Matias. Ao ofendê-lo é condenado criminalmente, mas dado o seu estado psicológico (não se alinhar ao modo como se deve agir em sociedade) Sandro cumprirá pena em um sanatório. No ambiente hospitalar é que o protagonista se depara com a verdade. Depois disso ele nunca mais poderia viver como antes.

Em Éden o leitor vai se deparar com várias consequências do modo como interpretamos o mundo hoje. Questões como aborto, suicídio, consumo, drogas são exploradas de modo reflexivo. Sem falar em pedofilia e banalização dos relacionamentos. Como já foi dito não é um cenário positivo e serve de alerta para mudanças. O autor tem boa bagagem filosófica para conceber essa reflexão, citando outros autores e obras num contexto um pouco exagerado, mas necessário ao pensamento. O livro choca, emociona e nos convence. Claro que é uma opinião, um modo de ver as consequências do que julgamos "certo" hoje. Toda reflexão é bem-vinda e edificante.

Não estão fora de Éden a evolução da comunicação, do transporte, da alimentação. O mundo é um lugar de aparente paz, de felicidade e de religiosidade (espiritualidade baseada na valoração do eu). Matias faz o perfeito contraponto ao modo de pensar de Sandro, sendo através dele que conhecemos as engrenagens dessa sociedade evoluída. O personagem é falso, engajado, oportunista e raso em argumentos, mas, mesmo assim, é bem visto no seu círculo social. Sua acensão é notória. 

Apesar de buscar a verdade e estar do lado "dos mocinhos" as consequências para o protagonista não são as mais vantajosas, quebrando aquela matemática de sempre. O desfecho é surpreendente e apesar de franco e consequentemente negativo, tem sutilezas de esperanças. Já conheço o modo de narrar de Paulo Uzai Junior e ele muito me agrada, mas me surpreendo sempre com sua evolução literária e filosófica.     

Eu suma Éden é um livro que apresenta uma visão de futuro atual que não merece julgamento mas reflexão. Talvez, também, uma edição que faça justiça ao texto e a mensagem. No Clube dos Autores você poderá comprar o livro e ver por si mesmo tudo do que estou falando. Eis o link:


Foi uma leitura boa. Venham outras!
Paul Law  
   

            

2 comentários:

  1. Paul, agradeço a resenha. Muito legal saber que você leu meu livro. Esse é um livro muito especial para mim. Eu me diverti muito quando estava escrevendo, apesar de que, devo confessar, algumas partes foram muito duras e difíceis.
    Enfim, que bom que gostou, meu caro.
    Grande abraço.


    ResponderExcluir
  2. Gostei sim, meu amigo. Aguardo sempre ansioso suas novidades literárias e creio que se divertir escrevendo ainda é o melhor fruto que podemos colher. Nós leitores podemos sentir as palavras escritas com dedicação e gosto. Parabéns! Grande abraço.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!