20 de outubro de 2021

O Artesão


 

A primeira coisa que fez Artesão foi conceber o Relógio. Ele criou doze reinos que chamou de Hora; dentro desses reinos, criou povoados sob o nome de Minuto que, por sua vez, foram divididos em cada propriedade chamada Segundo. Assim, deu a cada humano um pedacinho de terra, dentro de um monte maior que se dividia em doze iguais.    

No entanto, alguma coisa, cuja explicação lhe fugia totalmente, fez surgir rei de determinada Hora ou general em outra. Minuto ocupado por um dono e Segundo sendo anexado a outro, formando grandes propriedades e humanos submissos. Tal fenômeno por carecer de melhor definição ficou conhecido como guerra. Aquilo que além de imprevisto, fugia-lhe do controle, reorganizava sua obra de um modo desigual e injusto. Matutou se ao final de muitas guerras sobraria mais de uma Hora. 

Após constatar o fracasso do primeiro projeto, o criador pensou em um modo de evitar novas guerras. Não seria justo dar ao dono de algum Segundo uma maneira de se defender ainda que seu opressor fosse mais forte do que ele? Criou, então, espadas, escudos, facas e rifles que disparavam um projétil. Repartiu a criação entre os dominados. Mais uma vez, contudo, o engenho humano surpreendeu-lhe. Reis e generais estudaram as criações de Artesão, as tomaram para si e as melhoraram, concebendo espadas mais afiadas e armas de fogo capazes de disparar vários projéteis; canhões que derrubavam castelos. Aprenderam a usar cavalos para se moverem com mais rapidez. 

Notando que suas tentativas de criar no fim viravam destruir, decidiu abandonar o ofício e se estabelecer em um Segundo qualquer (um que ainda fosse pacífico). Escolheu o Trigésimo Quarto Segundo do Décimo Oitavo Minuto da Quarta Hora para construir uma humilde casa e manusear a terra, imaginando ser ela, ao contrário da humanidade, segura. Vivia bem, esquecendo-se do que, por sua culpa, acontecia ao redor até o dia em que viu Nara na propriedade vizinha. 


Baixe o conto completo gratuitamente aqui

2 comentários:

  1. Viajo nas leituras.. ansiosa para ler o restante. Já no aguardo para baixar. Parabéns pela dedicação em sempre escrever...

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Aline, agradeço muito! Sua leitura me deixa contente. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!