25 de março de 2019

O Profeta Jessé



O profeta Jessé ergueu as mãos e duas rodas de suor ficaram evidentes embaixo dos seus braços. A manta dourada não era eficiente para esconder a transpiração e ficava feio nas filmagens. Muitos fiéis acompanhavam a pregação sob o sol escaldante daquela tarde e o espaço aberto improvisado para um “sermão” parecia insuficiente. Jessé pediu um copo de água para os seus súditos mais próximos. Segurou o recipiente transparente com as duas mãos e bebeu, trêmulo por causa do Parkinson. Agradeceu com uma reverência e começou mais um dos seus sermões:
— É bobagem dizer que o homem peca. Deus sabendo de tudo, sabe da Natureza humana e concorda com ela. Ele sabe que o homem cometerá erros e não se importa com isso! Deus quer que o homem peque e aprenda com o pecado para que, por si mesmo não volte a pecar. Então, caríssimos fiéis pequem o necessário para aprender com vossos erros. 
Ouviu-se inúmeros comentários, confusos. Murilo, o discípulo mais próximo de Jessé baixou os olhos já ciente da confusão que as palavras do mestre causavam. Em toda cidade era a mesma coisa.
— Esqueçam as regras pré-estabelecidas se elas não significam nada a vocês. Se o preceito de assassinar alguém não parece errado a um homem, poderá ele matar pelo menos uma vez. Porque após causar uma morte, o homem verá por si mesmo que cometeu um erro e não voltará a cometê-lo.
— Este homem é louco! — bradou alguém. 
Jessé uniu as duas mãos em prece. 
— Rezem comigo. Peçam por serenidade a fim de aprender com os erros e coragem para não os repetir depois de saber que é errado o que fazem. Coragem para não pecar mesmo que seja grande a vantagem. Nada é maior do que fazer o certo. 
Após os minutos destinados a oração da coragem e serenidade, como o profeta chamava aquele exercício moral, formou-se a fila tradicional para a realização dos milagres, a verdadeira razão de todos estarem ali.

Paul Law, Mogi Guaçu, 29 de novembro de 2018.

Um comentário:

  1. Deus sabe tudo sobre a natureza humana !!! Concordo com ela !!! Ele sabe que o homem coeterá erros !!! E não se importa com isso !!! Deus quer que o homem aprenda com o pecado !!! Para que com o mesmo não volte a pecar !!! Então caríssimos fiéis pegue o necessário para aprender com os vossos erros !!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!