15 de abril de 2021

O Homem Cansado


Baltazar Salazar sempre estava cansado. Andar cansava; comer também. Respirar? Bem, sabia que não podia ficar sem, mas jurava que era cansativo fazer o ar entrar e sair do seu corpo. Não podia ficar dentro de uma vez? Qual seria a razão de entrar e sair sem permanecer? Só que pensar também era cansativo. Assim vivia ou melhor dizendo: se arrastava pela vida.

Certo dia, cambaleando por uma estrada conhecida por ele, caiu. Caiu e deixou-se ficar, pois dava trabalho se levantar. A noite veio, não estava muito frio, ele se ajeitou do melhor jeito e dormiu, mas não teve sonhos. Pela manhã, sentiu um dedo frio cutucar o seu ombro. 

— Ei, moço, tudo bem?

— Bem, bem não estou, só que estava melhor antes de acordar. 

— Desculpe-me. Observava o amanhecer, sentindo o orvalho das plantas com os pés, vendo a cor chegar lentamente às folhas. Ouvia a voz dos passarinhos quando te vi caído.

Baltazar se sentou. Coçou a cabeça cabeluda e se espreguiçou. Falou:

— Acordado, fico desanimado. Tudo é tão igual, não acha? O sol nasce na mesma posição e deita-se no mesmo lugar. Eu acho que nasci com algo a menos; como se um osso me estivesse faltando. Não sente o mesmo?

— Não acho que me falte alguma osso — a garotinha ajeitou os óculos escuros nos olhos e apalpou o corpinho — Não vejo problema no sol ter seu lugar de aparecer e desaparecer. As coisas estão onde deveriam estar, mas eu também sinto algo errado.

— Vou vivendo e cansando. Durmo, mas descanso pouco. O que tenho eu, ou melhor dizendo: que não tenho? Que vida é essa que não me empolga?

— Conheço um lugar…

— É longe? Eu fico cansado só de me imaginar caminhando…

— Não é longe para as pernas e eu posso te levar. Garanto que não se cansará para chegar até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!