14 de agosto de 2020

Ao professor

 

Já que é para dar nomes, tomei a liberdade de te dar um. Professor, que tal? Não é lá muito criativo, mas foi o primeiro nome que me veio à mente depois de ler a carta que me mandou. Fiquei pensando em sua profissão e como ela é importante. Tive os meus professores também, mas penso que são diferentes dos seus ou de quem você é. Falo isso pelo conjunto de tudo que li em sua carta, já que mencionou lugares que me são estranhos. Pelo menos de batata frita entendo bem. Eu mesma sei fritar, sei fazer ficar sequinhas, uma delícia. Poderia te convidar para provar, mas seria apenas por educação, então… 

Tente imaginar aí como são minhas batatas fritas. 

Só para registar: que ideia estranha me chamar de Paz. Tem noção? Pior ainda é sua atitude de não concordar comigo sobre o som do silêncio ser paz. Para alguém que quer me fazer mudar de ideia, você está se saindo muito mal. Anote aí que eu não gosto de ser contrariada. Então, sinto muito, não vou dizer o que penso quando estou batendo palmas em uma festa de aniversário. Está bem, estou pensando nisso agora, mas não vou escrever. 

Acredito que estava ensolarado quando me escrevia, não se preocupe. O seu sol até pode ser o mesmo que vejo neste momento. A diferença é que ele está indo embora agora. Como logo desaparecerá aqui, talvez surja aí, não é mesmo? Se as coisas não são observadas por alguém, poderiam deixar de existir. Seria uma maneira legal de economizar energia, o que me diz? O meu pai sempre reclama de luzes acesas sem ninguém no cômodo. Diz assim:

— Por que lâmpada acesa sem ninguém dentro do quarto?

Ele tem razão, mas muitas vezes eu esqueço de apagar a luz. Talvez Deus também reclame das coisas não serem desligadas depois que paramos de olhar. Ele diria assim:

— Por que o sol aceso sem ninguém para ver?

Será que alguém se esquece de apagar o sol? 

De todo jeito o sol já se foi, se apagou, alguém o apagou, sei lá. O céu está escurecendo e as estrelas mais brilhantes já aparecem perto do horizonte. Eu tenho a impressão que as estrelas que brilham mais são próximas do horizonte. Gosto de observá-las perto da luz do dia indo embora. Eu tenho quase certeza de que há muito tempo você não vê um pôr do sol. 

Vem cá, só sabe fazer perguntas esquisitas? 

Fiquei curiosa sobre sua profissão. Pra ser precisa sobre Geografia. Eu me lembro que Geografia era a matéria em que estudávamos os planetas, o clima, as regiões do país. Ah, era nas aulas de Geografia que fazíamos mapas! Usávamos papel de seda para copiar o mapa do Atlas e depois passar no caderno com uma caneta de ponta fina, preta. E essa caneta era bem cara, viu! Você passa mapas aos seus alunos? Se fosse meu professor ficaria orgulhoso do meu capricho. 

Se bem que faz alguns anos que terminei os estudos. Fiz até a oitava série, depois tive que sair da escola. É que os livros do 2º Grau eram muito caros. Além disso, eu já tinha idade para trabalhar por aqui. Hoje já me acostumei e até me sobra um pouco de dinheiro que uso para comprar discos e roupas. Comprei um vestido de linho, vermelho que é a coisa mais linda! 

Bem, é isso. Vou ficando por aqui, ouvindo João Paulo e Daniel. Procure aí pela fita que tem a música “Só dá você na minha vida”. 


Lei as outras cartas:

Primeira

Segunda

Terceira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!