21 de julho de 2021

As Cinco Colinas - Arlene Padrão


 Qual delas você subiria primeiro?


Sua escolha seria a colina da saudade, do arrependimento, do medo, do sonho ou do futuro? Ficou curioso? Pois não fique! Vou contar tudo sobre "As Cinco Colinas" da escritora Arlene Padrão, livro lançado em junho deste ano. É o primeiro romance da escritora natural daqui de Mogi Guaçu/SP e membro fundadora da Academia de Letras de Aguaí/SP. Ela tem outros livros já lançados, os infantis "O Saci-Cor-de-Rosa", "Um Rabisco no Céu", "Cabeça de Lua" e "Aguaí - Uma Lenda". Ah e tem "O Trem do Tempo" que já resenhei aqui.

A história começa com a apresentação dos personagens principais: o Velho, um senhor que vive isolado em uma humilde casa no campo e Pirata, o seu fiel amigo canino. Vamos conhecendo a rotina dos dois simples amigos e compreendendo que, embora humilde, Stanislaw (o Velho) tem uma vida de trabalho e paz. Bem, essa paz é perdida quando ele inventa de subir alguma colina e revirar suas memórias. O pobre Pirata com seu raciocínio simples, para não dizer correto, faz sua própria reflexão sobre o que escuta. O Velho é solitário, de poucas palavras e de visitas esporádicas à vila, apenas para comprar mantimentos básicos. Ele tem muitos segredos que o leitor vai descortinando conforme avança na leitura. 

Nos passos de Stanislaw podemos observar os de qualquer pessoa que tem vários anos vividos. Mais que isso, compreendemos que a vida deixa marcas e que superá-las é necessário para aproveitar o tempo final. É uma lição sobre encarar a si mesmo e terminar em paz. 

É claro que a Arlene Padrão não fica apenas no Velho. Ela explora o sítio e seus personagens, certas lendas ou boatos  interioranos e descreve um pouco da rotina de ciganos É uma história de histórias de vida. E se tem um problema, se posso chamar assim, é o tamanho. Achei que o Velho tinha mais coisas para contar; que haveria encontros esperados. As colinas, alegarias sobre os sentimentos, são muito interessantes e mereciam mais subidas e decidas. 

Em suma "As Cinco Colinas" é um bom romance de estreia. Tem começo, meio e fim bem delineados e ensina. Pode ser curtinho para os mais empolgados como eu. 

Fica a breve resenha e a dica de leitura. 

Abraço.    


Ainda está aí? Que tal comprar o livro resenhado na Amazon?

É só clicar aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!