23 de fevereiro de 2018

O Trem do Tempo de Arlene Padrão


Uma viagem pelo nosso passado

Arlene Padrão é natural de Mogi Guaçu, mas se fixou em Aguaí e de lá vem escrevendo histórias para adultos e crianças. O Trem do Tempo é o seu primeiro livro e conta a história da formação da cidade de Aguaí, seus personagens e "causos". O trem segue seu itinerário e alcança histórias atuais e curiosidades.

O livro começa com a narrativa da própria história da autora, sua constante mudança de domicílio e sua infância, sem deixar de fazer um paralelo com o que ocorria em maior escala na região. Depois, Arlene explora personagens lendários do município de Aguaí que, em muitos casos, tem ligação com outras cidades da região, já que o começo da história de várias cidades se deram pelas mesmas causas. Perpassa pelo ambiente estabelecido pela Revolução de 32 na região, fornecendo muitos dados históricos e curiosidades. Embora não seja um livro de história propriamente dito, O Trem do Tempo é fruto de muita pesquisa e levantamento histórico. Arlene cita suas fontes e deixa claro sua intenção: quer resgatar o passado do seu meio e sua própria identidade. 

Nisso obteve sucesso como poucos seriam capazes. Com uma escrita limpa, coesa e precisa a autora resgata a identidade das nossas terras. Lembranças, personagens e grandes acontecimentos estão, agora, preservados nas linhas desta obra e podem ser "acionados" por todos. Minha experiência com o livro foi edificante e me fez conhecer fatos importantes sobre o chão que piso. Que bom! 

Fica a resenha e a dica.
Abraço! 

4 comentários:

  1. Um livro que me apaixonei na narrativa das crônicas ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, meu amigo. Uma obra apaixonante e nostálgica. Obrigado por comentar. Abraço.

      Excluir
  2. Como faço para obter esse livro, não consigo achar para comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a autora pelo Facebook: https://www.facebook.com/arlene.padrao

      Espero ter ajudado. Abraço.

      Excluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!