18 de dezembro de 2014

Gangorra de Athayde Martins

 

A vida tem os seus altos e baixos

Athayde Martins é membro do Grupo de Escritores e autor de dois livros publicados. Já comentei do autor e sobre o seu primeiro “A Ponte dos Sonhos” (postagem pode ser lida aqui). Agora é a vez de “Gangorra” o seu segundo livro. Aqui temos o protagonista Roberto contando os fatos mais importantes de sua vida.

Em “Gangorra” o leitor é inserido no cotidiano de um jovem que se descobre a cada capítulo. De educação simples, mas honesta, Roberto aprende desde logo o que realmente é importante. Já na chácara de seu pai, no contato com o campo e com a vida simples, aprende a lição que permeia todo o livro. A de que a vida é tal qual uma gangorra, pois precisa de outra pessoa para funcionar e intercala entre o alto e o baixo. A vida de Beto segue mesmo esta fórmula.

Com a mesma velocidade de “A Ponte dos Sonhos” o autor narra toda uma vida. Acompanhamos Roberto e sua evolução como ser humano; seu desejo de fazer algo de bom e como isso o aproxima de pessoas que possuem o mesmo objetivo. Há emoção, sofrimento, vida, morte, paixões e supressas, ingredientes que permeiam a existência de qualquer um. Nesse sentido, “Gangorra” ilustra bem o que uma boa educação e amor podem fazer na vida das pessoas. 

Produzidos pela mesma editora, “Gangorra” tem a mesma qualidade gráfica de “A Ponte dos Sonhos”. O tamanho também é similar, ou seja, não se trata de um livro grosso. As histórias do autor seguem o padrão de não se alongarem, mas isto não significa que não são bem contadas. Pelo contrário, Gangorra, cumpre bem o seu papel que, segundo a minha opinião e leitura, foi o de demostrar a inconstância da vida. O fato de ser importante saber se adaptar e admitir que o tempo passa. Em suma, tal qual o anterior, neste, Athayde Martins nos apresenta uma boa história, palpável, verdadeira e cheia de emoção. Já aguardo o terceiro.

Fica a resenha e dica.      

Um comentário:

  1. Obrigado amigo,adoro suas resenhas e me sinto feliz que meu trabalho tenha recebido sua atenção. Que Deus o proteja e que você tenha sempre alguém para sentar na outra ponta da gangorra. Abraços.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!