12 de janeiro de 2010

Críticas e Elogios à Ester


É muito bom receber elogios, todos sabemos. É grandioso o que palavras gentis podem fazer cm nossas almas por vezes cansadas da rotina. É simples e maravilhoso. As críticas têm função similar se analisarmos com a sabedoria que elas exigem. Colocarei aqui críticas e elogios que tomei conhecimento desde que comecei a vender Ester:
"O livro é muito bom, mas a parte que contém o personagem Feto, foi muita viagem da sua parte. Acho que você exagerou um pouco quando criou este personagem..."
Caro leitor, não tiro sua razão. Pelo contrário acho justificável tal opinião. Na verdade, Feto é um personagem que representa várias coisas e está inserido num contexto fantasioso como quase tudo no livro. Feto representa, dentre várias coisas a abominação ao aborto e o amor verdadeiro de mãe.
"Acabei de ler o capítulo da Ninna... lembro bem que no Bookess era um bonequinho de Pão-de-Ló XD
Eu tinha gostado do outro jeito, mas prefiro esse do livro XD
Abração caara
"
A troca do personagem Boneco de pão-de-ló foi uma resposta às críticas que recebi sobre a falta de originalidade deste personagem. Ele era mesmo nada original. Por outro lado, Ninna é fantástica e foi fruto de um sonho maluco que eu tive.
"Li em três vezes, sem juros, o livro de Paulo Scollo Júnior, ou melhor dizendo Paul Law, que é seu pen name. Conta a história de Ester, uma menina perdida num mundo cheio de fantasia. Uma história rica em esperança, inocência e altruísmo, e que não poderia ser diferente disto, já que ela é contada por Paulo Scollo, uma pessoa de alma jovem e bondosa. Posso parecer exagerado, entre outras coisas, mas a verdade é que Paulo é a única pessoa que conheço que realmente está disposta a contribuir, sempre com palavras de incentivo, longe de pensar em interesse próprio, é modesto o bastante a ponto de irritar. Eu realmente pareço exagerar, então paro por aqui.
Mas em Ester, ela não surge neste mundo depois de entrar num armário, ou em pilares do metrô, tudo faz sentido numa história de final comovente.
Esta não é a primeira história de Paulo, que tem por hobby a literatura há muito tempo, hoje em paralelo a profissão de advogado. Mas eu mesmo não li nada que ele tenha escrito antes, dificilmente lerei algo depois, a não ser que esteja impresso (e espero mesmo este seja só o primeiro). Estou há muito tempo nenhuma crifase em que não consigo ler nada. Ao menos me concentrar nelas.
Pode-se encontrar estes
textos nos fóruns Forest Owls e também no Sobresites. Além do perfil no Bookess, onde Ester já esteve entre os mais bem avaliados do site e cotado para ser publicado pela Bookess. Mas Paulo preferiu criar a Editora Revelar e fazer tudo por conta própria.
Eu devia mesmo não enrolar e linkar o
blog do mesmo, estermenina.blogspot.com, onde pode-se encomendar o livro, pelo e-mail paulo.antonino@gmail.com, e também onde ele publica crônicas de outros personagens, ampliando o fantástico mundo retratado em Ester.
O livro custa 25 reais, mas Paulo não lucra nada com isto, ele não venderia seu sonho."
Eis aqui uma sincera opinião sobre mim e minhas palavras. Eu agradeço de alma tudo que foi escrito acima; agradeço não menos do que todos que leram Ester, mas agradeço em especial.
"bom
eu acho q vc repitiu mtas vezes as informações
oq na verdade numa historia pra criança eh aceitavel
e como estava sendo publicado por capitulos, mais ainda
e acho q vc sofreu de "crise de acabar logo"
qdo vai chegando no final e escrevemos depressa demais
pois no final me pareceu com outro ritimo, e demorei a entender"
Entendo suas palavras. Talvez eu estivesse mesmo sofrendo desta crise que você menciona e tenha saído um pouco do contexto inicial do livro. Ele se transformou mesmo, posso perceber.

Um comentário:

  1. De quatro criticas 2 são minhas? Tá mal em fi?! hakueahsekuh
    brincadeira =]

    O Paulo devia ser diplomata! Ia acabar com as guerras do mundu!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!