13 de agosto de 2010

Crônica: O Senhor Escritor





Quando o senhor escrito chega em casa, ele não chega totalmente. Parte dele fica e ele se perde sempre de pouco em pouco nos textos que escreveu. Abre a porta de casa com sua chave mandada fazer ali perto já que a original perdera não-se-sabe-onde. A vida dele é assim: perdendo. A verdade é que ele gosta de se perder, pois quer muito ser encontrado por aqueles que leem; quer muito ser achado por aqueles que buscam palavras. Eis aí a razão de tanto trabalho em se perder.
Mas não se pode perder sempre, ele sabe. Uma hora dessas, ele tem que encontrar o local de seu celular, de seu controle da TV e mais coisas de seu cotidiano. O problema é que essas coisas que ele encontra e que são comuns a todos, não lhe satisfaz. É que ele sabe, no fundo sempre soube que sua natureza criativa não pode se resumir na existência pura e simples. Quer voar, encontrar pessoas fantásticas, nem que para isso precise criá-las, pois se não temos um mundo encontrado ideal, podemos fazê-lo com nossas palavras. Podemos tudo! Quer dizer: o Senhor Escritor pode, nós podemos lê-lo, mas já nos basta.
Quando estamos lendo o que o Senhor Escritor nos escreveu, entendemos um pouco do que ele pensa, quer concordamos com ele, quer não. No fundo ele quer que o escutemos, mesmo que pouco fale. Ele quer ser descoberto, anseia pelo dia em que seus alertas serão levados em consideração. Anseia pela cultura de seus leitores. Mas ele só escreve e não pode achar essas soluções se alguém não as tiver perdido antes.
Lendo-o, somos forçados a entendê-lo, a achá-lo como queria e depois passamos a querer nos perder também para depois sermos encontrado. Acho que no fundo, o Senhor Escritor também foi um de nós que depois de tanto achar os outros quis se perder também. Eu estou achando-o.

3 comentários:

  1. Texto muito legal, Paul!

    Pelo que pude ver nos outros posts, parece que pegou gosto por chamar os escritores de senhores XD

    ResponderExcluir
  2. Gostei mesmo! Achei que dizer "senhores escritores" ficou legal!

    Que bom que gostou do meu texto! Eu fico satisfeito quando gostam!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!