8 de fevereiro de 2011

Trilogias, sagas, mega sagas e séries, dá pé escrevê-las?



Como o título da postagem sugere hoje vamos falar um pouco dos escritores iniciantes que começam escrevendo sagas, trilogias e coisa do tipo. Lembrando, primeiramente, que esta será minha opinião sobre o assunto e qualquer outra, mesmo que contrária será bem-vinda. Então, caríssimos, vale a pena iniciar uma carreira literária por intermédio de histórias que possuem continuação?

Acho que sim e que não. Explico melhor: é importante que o jovem escritor tenha em mente que seu trabalho inicial precisa ser excelente; que seu livro deve ter um final que por si só justifique aquele livro. É preciso concluir o primeiro livro de maneira eficiente. Mas por quê? Porque, caso contrário você estará minando suas chances no mundo literário. Um livro que tenha um fim aceitável agrada o leitor e não prejudica a curiosidade para um segundo, ao passo que um livro que puxa outro irrita o leitor. Repare bem que mesmo os títulos conhecidos mundialmente fecham a história (de algum modo) em um único livro, como é o caso de Harry Potter. Cada livro conclui sua história.

Fique atento. Outro ponto importante e isso eu mesmo deduzi, é que você pode aumentar suas chances se não usar um nome para designar toda a série de livros, como por exemplo, acontece em Harry Potter. Lá temos Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta e por aí vai. Acho que você não precisa mostrar aos leitores que o livro é relativo ao Harry Potter, uma vez que ao lê-lo os leitores saberão. Confie na inteligência e curiosidade dos seus leitores. Estas duas ferramentas vão agir e unir suas histórias para ele.

Já reparou que quando ficamos curiosos com algum livro que lemos procuramos mais obras daquele autor? Já pensou se quando isso acontecesse, um novo livro explicasse algo que ficou “no ar” daquele primeiro livro sem fazer menção direta a ele? Seria genial! Curiosidade é essencial, amigos.

Este é o meu ponto de vista, mas não posso e não devo descartar dados que mostram o fato de editoras estarem começando a acreditar em autores que escrevem séries da maneira tradicional. Ainda é prematuro o movimento, mas já tem gente fazendo. Nessa hora, lembro-me da Editora Arielli que prefere autores novos e séries para publicar. Uma vitória para a gente.

Não vejo outra, além da mencionada, que prefira séries. A maioria das editoras querem livros fechados pois acham que o investimento em um único livro é mais rentável do que em vários. Se um fizer sucesso depois pensam em outros. Agora, amigo, se você for gringo, a coisa muda de figura, certo?

Sucesso!

Abraços.  

8 comentários:

  1. Olá caro Paul. Excelente tema para um post. Noto também o aparecimento de obras sequenciais e isto é um grande fato, pois indica a construção complexa de ideias, mas, como vc bem disse, é preciso que seja muito bem feita, além da conclusão de cada livro. Forte abraço. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Cláudio. Vejo também este crescimento de ideias complexas. Acho que a geração atual do gênero fantástico está neste caminho.

    Seu livro me parece assim.

    Um abraço, amigo escritor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paul, certamente se o livro for de um autor estrangeiro muitas editoras não hesitariam em publicar sua trilogia ou sua série de 10 livros rsrs. Felizmente, a Editora Arielli tem apostado fortemente nos livros de autores nacionais que tem continuação. Concordo plenamente com você de que o livro deve sim ter um final que satisfaça o leitor e que ao mesmo tempo deixe claro de que haverá uma continuação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Mariana, tenho observado de perto os trabalhos da editora que menciono na postagem e quevocê menciona aqui. Acho que ela é pioneira neste caminho e muita coisa boa vem por aí.

    Obrigado pela visita.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. apesar de já ter lido várias séries eu acredito que ela tem que ser realmente muuuuuuuuuito boa para conseguir prender o leitor a ler sua continuação, e uma proeza como essas as vezes se adiquire com experiencia, para um autor iniciante fazer logo uma trilogia tem que haver muito talento e muita sorte na hora de conseguir publica-la, afinal de contas já é dificil encontrar uma editora que queira lançar um único volume, imagine uma série?
    aa não ser , que como você mesmo disse Paul, que seja de um autor gringo, ai tudo muda de figura hehhehe

    ResponderExcluir
  6. César, sua sensibilidade sobre o mercado literário é importante. Vejo a questão da mesma forma; acho complicado para o jovem autor iniciar sua carreira literárica com uma série pelos motivos que você menciona.

    Acho que "ligar" os livros mesmo que de maneira sitil seria uma boa. Agora se for gringo você pode publicar o que quiser ^^'

    Um abraço, amigo e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Então, Paul, excelente post. Eu to começando minha carreira e é com uma série. Mas eu já tenho o esquema de todas as continuações, em cada detalhe. E a Editora embarcou na ideia. O lance é apostar quando se confia no livro produzido, pqe acho qe um bom livro faz sucesso independente de ser único ou seriado. Tudo depende da qualidade da obra. Afinal, quem manda é o publico, né.

    ResponderExcluir
  8. Entendo seu ponto de vista, Wellington. Por ser diferente dos que postaram aqui eu gostaria de saber como isso se deu com você para que possa compartilhar com os outros.

    Como sua editora avalia séries?

    UM abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!