16 de agosto de 2011

A Herdeira de Mariana Ribeiro


image

Não vejo este texto como resenha ou algo técnico equivalente. Dada a circunstância de estar produzindo-o (à mão), de forma mais pessoal que o habitual, creio que ele se aproxima mais de uma carta á uma amiga. Gosto de vê-lo como pessoal.

O tempo que estive nas páginas físicas de “A Herdeira”, foi tempo proveitoso, de agradável leitura e de admiração. Os adjetivos são muitos e não é necessário dizê-los todos. O que pude observar é o grande empenho da autora em retratar com qualidade os acontecimentos históricos e um romance épico. Na verdade, os acontecimentos históricos, neste caso a Guerra do Paraguai, é o cenário para o envolvimento da protagonista Maria Luísa com seu grande amor Martin Afonso.

Maria Luísa que é mulher à frente de seu tempo, vê-se enfraquecida pelos sistemas da época e pela (in)justiça do poder e da aparência. Forçada a casar-se com o Duque Inglês e a tornar-se Duquesa, não ostenta a felicidade que se espera do título. Avessa a situação, ela encontra refúgio nos braços de seu amor verdadeiro, o que não é bem visto e nem aceito pela sociedade de sua época. Isto é apenas o começo das adversidades enfrentadas por nossa protagonista já que são muitas as peripécias encaradas pela personagem principal do romance e não me cabe narrá-las todas.

Meu contato com as palavras da autora Mariana Ribeiro foi agradável. Confesso que inicialmente fiquei surpreso com a velocidade dos acontecimentos da trama, mas pude me acostumar com isso no decorrer da leitura. Os acontecimentos são velozes no livro todo e os assuntos tratados são inusitados e numerosos. Acabei concluindo que a velocidade dos acontecimentos é o que dá dinamismo à trama e também o que movimenta a leitura. Em nenhum momento senti-me cansado com a leitura, dada as reviravoltas constantes do enredo.

O livro termina bem, de forma metódica e de ritmo consciente. Esperado pelo leitor, de certa forma, mas não com o detalhe que é inserido tempo antes. Vejo este detalhe como a última reviravolta da trama e a mais original e indispensável para dar o fechamento perfeito ao romance. O leitor inteligente há de concordar comigo ou não.

A única coisa que não me agradou foi saber da existência da continuação da história. A menos que a autora tenha um “tesouro de originalidade” para nos apresentar neste segundo volume, temo que o que virá a acontecer não seja do agrado dos leitores do original. Achei que a história fechou perfeitamente no primeiro volume e um segundo indicaria uma vontade da autora em dar informações daquilo que é melhor duvidoso.

Mas é uma opinião e não um mandamento. É pessoal como havia dito inicialmente e é melhor que seja assim. Finalizo dizendo que a qualidade textual de “A Herdeira” é facilmente verificável. Toda a pesquisa, dedicação e energia da autora nos influencia num bom julgamento. Estou surpreso até agora com tudo que acabei de ler e de como tudo terminou.
É isso.

3 comentários:

  1. Olá, Paul!!
    Fiquei realmente muito feliz ao conferir aqui a sua opinião a respeito do manuscrito e quero que saiba que estava bem ansiosa para saber o que você achou da história.
    Saber que a sua avaliação foi positiva me deixa com a convicção de que fiz um bom trabalho.
    Realmente, eu não pensava muito em produzir um segundo livro, mas alguns leitores falaram que ficou faltando explicar por exemplo como foi que Martim e Maria Luísa se conheceram e tals rs. O caso dela com o Duque também está mal resolvido, eles não se separaram ainda e tudo o mais... hehe
    Mesmo assim, apreciei muito a sua resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mariana, eu é que fico honrado de ter participado do book tour de "A Herdeira". Foi ótimo ter lido o manuscrito.

    Quanto à continuação, devo dizer qu eentendo os motivos que você mencionou. Entretanto, acho que você seguiu uma temática mais interessante no primeiro livro e explicar o início do romance principal não me pareceu importante. Acho que o livro tem um senso crítico aguçado e entendo que se espera a mesma coisa dos leitores, que eles saibam interpretar o que está no ar. Mas é minah opinião...

    Um abraço e sucesso, minha amiga escritora!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...
    jura que vc não sentou necessidade de uma continuação? Ah tem coisas que eu ainda queria ver melhor desenvolvimento sim!
    Tb gostei da história! E quero saber o que ainda tem para acontecer ^^
    Eu tb não sinto falta de explicação sobre como o romance com o major começou, mas quero saber o q acontecetá com o Duque!
    Espero que a Mari encontre uma editora logo!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!