12 de janeiro de 2012

Notas do Subsolo de Dostoiévski

 

A inteligência significa nada

Confesso que o que me levou a ler este livro foi o renome do seu autor. Fiódor Dostoiévski, foi um grande escritor russo do século passado, tido como precursor do Existencialismo justamente por conta de "Notas do Subsolo".

O livro narra as deduções de um homem que se julga inteligente e que por conta disso, acaba por se isolar das pessoas. Sem nome, já que o autor omite a identidade do personagem, ele comenta sobre a sociedade em que vive. Na verdade, nosso personagem faz um estudo do comportamento humano e das regras de convívio social impregnadas na sociedade do seu tempo.

Dividido em duas partes e invertido propositalmente para que as deduções apareçam antes dos motivos que as ensejaram, "Notas do Subsolo" é um livro complexo que explora questões interessantes. O autor, indirentamente nos esclarece que a futilidade é algo inerente às pessoas e que o desenvolvimento intelectual é prejudicial ao convívio social. Na mesma linha de raciocínio, Dostoiévski deduz que tornar-se culto é o mesmo que tornar-se nada. Somente os ignorantes podem ser classificados como bons ou maus. Os motivos para suas deduções ou para a minha dedução sobre o que o autor quis dizer, estão no livro e convido a todos para conferi-los.

Em suma, Notas do Subsolo é um livro de cunho crítico, cuja proposta é indagar os motivos que levam as pessoas ser o que são. Um estudo sincero e fundamentado sobre a existência que pode surpreender o leitor com esclarecimentos pouco conhecidos.

Fica a dica e a resenha.

Para comprar:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2404913

2 comentários:

  1. Parece ser um livro fantástico. Procurarei comprá-lo!

    ResponderExcluir
  2. Opa! é muito bom ler um comentário seu aqui no blog, Eric. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!