9 de março de 2015

As minhas mulheres



Nunca fui de produzir texto ou reflexão oportuna. Acredito que a liberdade é um dos pilares principais àqueles que pretendem usar as palavras. É por ela e com ela que me senti à vontade para escrever sobre as mulheres. Faço-o com um pouco de “conhecimento de causa”. Como marido e pai de duas.

As mulheres, pelo que observei das que convivem comigo, são seres impressionantes. Conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, coisa que para nós homens, salvo algumas exceções (eu não), é impossível. Também há de se falar na capacidade de induzimento que elas possuem e as várias formas de convencimento que aplicam cirurgicamente. Quem nunca foi convencido por uma mulher que atire a primeira pedra (se ela não te convencer a desistir, claro).

Outro requisito importante e talvez até mais para elas do que para nós: a beleza. Que graça há em uma mulher! que forma indescritível de movimentar o corpo, de portar-se; de falar. Doce, meiga, amorosa, guerreira, furiosa ou faceira. Nunca entendi bem o significado dessa palavra. Faceira, embora signifique alegre, feliz e até mesmo jeitosa, me parece muito mais uma mistura de traiçoeira com encantadora. Encantadoramente traiçoeira. Sublime, fascinante, tão instável como uma bolha de sabão. Daí: frágil, passível de ruir num instante. Um quê de “olhos de ressaca”. Mistério. Melancólico e indecifrável mistério. Assim são as minhas mulheres.

O que mais me faz admirá-las é a formidável capacidade que possuem de “guiar homens”. Aquela que gera, que cuida, que ensina. Não há função mais nobre na humanidade do que formar pessoas. É evidente que tal habilidade não é exclusiva das mulheres, mas o mundo está cheio de exemplos de que são as melhores no quesito. Meu apelo final, longe do machismo, é de que se valorizem mais neste papel. O mundo precisa de mais verdadeiros líderes não importa o sexo. O mundo precisa de mais pessoas que possam ensinar; dar o exemplo. Caráter, este é um dever de todos.    

Abraço.




5 comentários:

  1. Adorei o texto, principalmente a parte do "faceira".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe. Saber que o texto te agradou me agrada também. Grande abraço.

      Excluir
  2. Você é um mestre e suas mulheres idem, ler seus livros é um profundo e delicioso aprendizado. Sou seu admirador, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, meu amigo. Agradeço imensamente o seu comentário e a sua visita. Abraço e nos vemos no Núcleo.

      Excluir
  3. Sensível o seu texto, e quebra os paradigmas de como as mulheres são vistas pela sociedade patriarcal, que insisti em as mulheres devem ser "guiadas" pelos homens. Claro que isso já mudou bastante hoje, mas ainda insiste dentro das mentes conservadoras. Você escreve muitíssimo bem. Parabéns, seu texto tem muita desenvoltura.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!