26 de agosto de 2016

Pétreos de Everton Moreira


Uma história épica

Everton Moreira é de Mogi Mirim, professor de História, Literatura e escritor. Consegue imaginar o que estas duas últimas qualificações podem influenciar em uma história de cavaleiros medievais? 

Pétreos é o livro de estreia de Everton Moreira. Ele narra a constituição do Reino fictício de Alandes, antigo condado de mesmo nome do Reino de Rehn. Os motivos que justificaram o rompimento com o reinado, assim como o fim de uma amizade de infância entre o conde John Taurios e o rei Beath envolvem política e egocentrismo.  Tudo começa com o desacordo entre o  conde e o rei em relação aos impostos. Há uma rebelião, John é declarado traidor, assim como aqueles que estão com ele. Daí em diante a narrativa frisa no conflito entre as forças do rei e do conde, agora proclamado rei de Alandes. 

O autor se preocupou em explicar detalhadamente as posições de cada monarca, delimitando rapidamente os motivos da guerra e os grupos rivais. Os personagens, embora descritos rapidamente, possuem funções adequadas dentro do enredo. Eles se encaixam ao conflito maior e são coerentes. Destaque ao capitão Virtuo e o seu conflito pessoal... Sir John, o protagonista, não tem o destaque que um personagem principal costuma ter nestes enredos, servindo mais como um exemplo a ser seguido. Noto que esta característica é condizente com a personalidade do rei de Alandes e seu espírito coletivo. Seus condes e barões são os que se destacam nas cenas de ação.  As estratégias de guerra são bem fundamentadas e algumas inusitadas. Críticas sociais podem ser observadas enquanto os alandes se organizam para a guerra. Tudo é muito rápido em Pétreos, não havendo tempo para bobagens ou tensões. Os cavaleiros resolvem suas diferenças assim que elas se apresentam.

O desfecho da guerra é esperado, pois a distinção dos exércitos rivais é clara, mas isso não inibe as surpresas do final. Everton conseguiu no último capítulo estabelecer um bom gancho para uma continuação, além de contrariar o que seria lógico depois de tudo. 

O livro é bonito e bem acabado, sua capa possui cores vibrantes e duas orelhas bem constituídas (que me serviram de marcador, tranquilamente). A imagem do cavaleiro na capa é bem feita, mas tenho dúvidas sobre sua identidade. O contexto da capa, dá a entender que seria o rei de Alandes, Sir John, mas a cicatriz no rosto é descrita como pertencente ao cavaleiro Alaric de Alandes. De qualquer modo é uma bela imagem.

Em resumo Pétreos é um bom romance de cavalaria, com todos os elementos necessários a uma boa história. Rápido e eficiente. 

Fica a dica e a resenha.  
Abraço.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!