1 de fevereiro de 2017

A Hora da Estrela - Clarice Lispector


A vida é um soco no estômago 

A Hora da Estrela é o último romance de Clarice Lispector. Narrado por Rodrigo S.M., alter-ego da importante escritora modernista, conta a história de uma nordestina. Não linear de linguagem complexa e de divagações pontuais, A Horta da Estrela é uma obra única, constituída em sua maioria por texto introdutório. Arquitetada de forma não convencional, já que o autor/narrador intercala a apresentação do tema com suas próprias conclusões, a Hora da Estrela é sutil, intensa e profunda. 

Tudo começa com o próprio Rodrigo dizendo que pretende contar a história de uma nordestina que veio ao Rio de Janeiro em busca de vida melhor. Enquanto vai apresentando sua personagem e o mundo no qual está inserida, vai dando detalhes de si mesmo e como sua visão interfere no próprio destino de Macabéa (este é o nome da alagoana, personagem principal do livro). O ponto em que deixamos as divagações do autor e adentramos verdadeiramente na vida de Macabéa é leve, sutil, quase que natural. As histórias se ligam facilmente. Rodrigo interrompe por várias vezes o relato que faz da vida da nordestina a fim de contar algo alheio, mas retoma a narrativa naturalmente. Há ocasiões em que salta no tempo, regride, costura, interrompe, de modo que o entendimento do seu leitor se torne fragmentado. Passa-se muito tempo anunciando uma grande história, um ápice, clímax, a hora da estrela. Quando ele ocorre, no entanto, é como um soco no estômago. 

Clarice escolheu uma personagem invisível aos olhos do mundo para dar-lhe voz e importância. Entalhou com maestria traços de realidade no lúdico, na arte. Há um processo de embelezamento  em A Hora da Estrela. Olhos atentos... Macabéa sempre soube o seu lugar no mundo e estava bem com isso. Só ideias alheias puderam lhe trazer novos pensamentos (sua desgraça ou salvação) Ao final, o que permanecesse são os momentos que nunca são vividos, a esperança (todo mundo tem esperança).

Um caminhão, um momento de glória e mais nada. 

A Hora da Estrela é um livro curto, intenso e perturbador. Complexo por sua construção, belo por natureza. Confesso que nunca havia lido algo assim. 

Fica a resenha e a dica.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!