24 de setembro de 2018

A Sabedoria da Transformação - Monja Coen



Gotas de vivências e ensinamentos

Monja Coen é personagem recorrente quando o assunto é espiritual, moral ou filosófico. Palestrante conhecida em todo o nosso país por conta da sua capacidade de falar o difícil com palavras fáceis, usa o Budismo como chave para abrira a porta da felicidade. Neste livro intitulado de "A Sabedoria da Transformação" Coen sintetiza os seus ensinamentos utilizando histórias orientais antigas, suas próprias vivências e conselhos que recebeu ao longo dos seus anos monásticos. 

Tematicamente variados, os capítulos possuem padrão: primeiro vem a história antiga; depois a conclusão da monja sobre ela; em seguida uma história atual sobre o mesmo tema, geralmente alguma experiência pessoal; por fim a reflexão sobre esta história atual que fecha um ensinamento completo. Não há problema na amarração, mas pode cansar os espíritos mais ávidos por surpresa. 

A riqueza do Budismo é bem retratada por Coen que tem conhecimento de causa; mostra-se informada sobre a religião antiga e seus principais fundamentos. Retrata com perfeição a busca do ser por Iluminação e Equilíbrio com a Natureza; a vida pedante do monge que em muitos casos depende exclusivamente da caridade alheia para se alimentar, mas que detém grande sabedoria espiritual, disposto a compartilhar com os inclinados a ouvi-lo. É uma cultura toda estranha a nós, mas não por isso desinteressante ou pobre. Pelo contrário, pode-se aprender muito sobre caridade e empatia. 

É claro que as palavras são bonitas e trabalhadas pera serem compreendidas pela maioria das pessoas, o que é bom. Plantar boas coisas sempre é louvável, mesmo que, posteriormente, cobre-se pela colheita, o que, admito, não sei se é o caso, mas minha ignorância interiorana não consegue harmonizar o pensamento monástico com grandes empresas e palestras vultuosas.   

Em suma, A Sabedoria da Transformação é um livro interessante sobretudo por explorar uma cultura alheia a nossa; passar bons conselhos. Simples e bem escrito, mas desconexo com a realidade. 

Fica a breve resenha e a dica.
Abraço!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!