31 de outubro de 2018

A Terra Inteira e o Céu Infinito de Ruth Ozeki


Extraordinária viagem 

Sabe aquele livro que tem um modo especial de contar? Um jeito todo único de prender o leitor e fazê-lo torcer pelos personagens? Pois é! Este é o caso de "A Terra Inteira e o Céu Infinito" de Ruth Ozeki. Uma obra que conta a história de uma escritora que achou um diário de uma adolescente japonesa. O artefato chegou até sua ilha juntamente de outros objetos pelas ondas do mar. Sim, Ruth nossa escritora encontra um pacote sobre as areias da praia. Ao abri-lo encontra um diário disfarçado de livro, um relógio antigo e cartas escritas em francês.

No entanto, o livro não começa com Ruth. O leitor primeiro conhece o que está escrito nas primeiras páginas do diário de Naoko. Ela se apresenta, conta de onde está escrevendo e como imagina o leitor. Apesar de escrever um diário sua ideia é deixá-lo em algum lugar para que seja encontrado por alguém. Ela pretende fazer isso antes de se matar. Ao ler as primeiras páginas do diário Ruth se afeiçoa a Nao. Fica preocupada e pensando se ela teria mesmo cometido suicídio. Vai lendo aos poucos o diário, conhecendo a rotina de Nao, seus problemas e ideias ao mesmo tempo em que reflete sobre sua própria vida e objetivos. Pessoas tão diferentes e em tempo e espaço diverso podem ter muito mais em comum do que se imagina. 

Assim é "A Terra Inteira e o Céu Infinito". Um livro que conta duas histórias simultâneas, diversas, mas que se ligam de uma maneira inusitada. Ruth autora faz de Ruth personagem o seu "avatar" na história, dando aquele toque de realidade à trama. Nao e sua família, por sua vez, vivem no Japão do século XXI e são retratados coerentemente. Nós ocidentais podemos nos espantar com o modo de vida dos japoneses, mas isso é incrível! A questão do suicídio é muito explorada na obra. Os motivos que levam uma adolescente a pensar em tirar a própria vida, os exemplos de pessoas próximas que já fizeram isso. O leitor atento poderá até dar razão aos motivos de Nao. 

Conforme a história avança nos dois núcleos mais personagens são agregados e suas histórias desenvolvidas. A velha Jiko, uma monja centenária avó de Nao; Haruki nº1, piloto kamikaze da Segunda Guerra Mundial. Por falar em eventos históricos, Ruth tem a habilidade de perpassar por grandes marcos históricos com leveza e humanidade. Retrata passagem da Segunda Guerra, do Tsunami e do 11 de Setembro. O quanto esses eventos impactam a vida das pessoas?

Ah e tem Filosofia, Física Quântica e Budismo! 

Em resumo uma obra eclética, humana, sensacional. Um livro que mostra as diversas facetas do ser humano, seu sofrimento e limitações sem perder de vista suas qualidades. Tudo pode mudar a qualquer momento e podemos tomar uma decisão diferente. Somos inconstantes, mas isso não é ruim. Ruth Ozeki nos ensina com muita leveza e perícia. Eu só fiquei um pouco chateado com o final porque esperava que algo óbvio fosse ocorrer, mas não ocorreu. Não precisava mesmo, mas seria interessante... 

Leia o livro e saberá do que estou falando. Fica a dica e a resenha!
Abraço
Paul Law              


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!