24 de outubro de 2019

Zelota - A Vida e a Época de Jesus de Nazaré




Mais humano menos Deus

A figura de Jesus de Nazaré, seja aos cristãos ou a qualquer religião, sempre foi conhecida. Para alguns o Filho de Deus, para outros um profeta importante, ou, ainda, para outros, apenas um judeu que viveu um período conturbado da história judaica. A verdade é que além dos textos escritos bem depois de sua morte, poucas informações existem sobre a vida de Jesus. Reza Aslan, um conhecido estudioso de religiões, em Zelota - A Vida e a Época de Jesus de Nazaré, tenta resgatar a figura histórica do homem que mudou o mundo.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira destinada a contar o período histórico pelo qual passava Jerusalém quando Jesus viveu. A segunda é mais específica sobre Jesus. O autor embasa parte de seus relatos em fontes históricas, principalmente nas do historiador Cícero de Roma que escreveu bastante sobre Jerusalém por causa do governante do local Herodes, homem bem quisto pelo Império Romano. Reza Aslan explica que é muito difícil traçar uma história totalmente baseada em fatos por conta do tipo de texto que se praticava na época. Não havia distinção entre realidade e ficção. Os textos além de precários e confusos, serviam a um propósito pré-definido. Naquele tempo não se pensava em registrar algo como ocorreu de fato, mas o que aqueles fatos significaram à comunidade. Mesmo assim, Aslan tenta estabelecer veracidade comparando textos, interpretando-os e sugerido possíveis razões. Neste contexto, ele ressalta a importância do período turbulento entre Jerusalém e Roma, a importância de se ter um Messias para resgatar a identidade de um povo quase totalmente dizimado pela fúria da guerra; a importância de pessoas como Paulo que levaram o Evangelho para os Judeus dispersos. 

Os milagres, ou seja, a manifestação de poderes sobrenaturais não é contestada pelo historiador, já que não conseguiu fontes para refutá-los. Quando fala desse assunto ele explica que era comum aos pretensos messias da época realizarem prodígios, mas que observou especificamente que muitos textos relatam os feitos sobrenaturais de Jesus, o que, num primeiro momento, pode dar-lhes certa veracidade.

Zelota, o título do livro, é a definição de uma ramificação do Judaísmo, formada por pessoas dispostas a lutar com mais disposição pela Lei de Moisés. Reza com seus estudos tenta estabelecer relação entre o movimento Zelota e Jesus de Nazaré.  

É um livro muito interessante que apresenta uma versão bem humana de Jesus; aproximando-o do Mundo e das pessoas. Uma leitura pontuada e coesa, cujas fontes tomam boa parte do livro e também ensinam. 

Fica a dica e a resenha. 
Abraço
Paul Law    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!