20 de agosto de 2010

Bienal do Livro


Esta semana, precisamente na quarta-feira, viajei até a capital para conferir a 21ª Bienal do Livro de São Paulo. Quando este caipira (com muito orgulho) que vos fala desceu do ônibus e se deparou com a multidão, ficou assustado.

Junto de um amigo perambulamos por todo aquele galpão gigantesco. Soube, deste amigo que não é tão jovem assim que o telhado do galpão havia sido feito inteiramente no chão e depois levantado de guindaste e isso me deixou impressionado. Contudo, não mais do que as pessoas que encontrei: havia senhores escritores espalhados por todo aquele vasto espaço e podemos conversar um pouco. Encontrei um que tinha publicado 35 livros e que tinha estado no programa do Jô.

O que não achei e que pensei que acharia, era senhores editores. Não havia nenhum, estavam todos escondidos, fugindo de senhores escritores. O pessoal das editoras até que são bacanas, pois querem muito vender seus livros, o que não vi com maus olhos. Alguns homens de terno e gravata que julguei serem senhores diretores tinham educação para tratar os senhores escritores, pude perceber e isso me deixou feliz. Havia muitos senhores escritores com seus livros em baixo do braço procurando senhores editores, mas a busca era em vão. Claro, havia também aqueles que tratavam gente como se trata cachorro, mas isso há em todo lugar, até mesmo aqui na roça.

Ah, mas a melhor parte foi poder encontrar crianças cheias de mangás, hqs e crepúsculos! Será que elas iriam ler tudo aquilo? Bem se iam eu não sei, mas vê-las empolgadas com livros isso valeu toda a viagem! Uma criança me perguntou quanto custava o livro de Augusto Cury e eu fiquei assustado novamente.

Outra coisa interessante foi notar que os senhores escritores já com livros publicados não tinham um espaço digno na bienal. Só se via Crepúsculo, Ladrão de Raios, Diário de Vampiro, Harry Potter e, já falei Crepúsculo né? Queria encontrar alguns senhores escritores que vejo pela internet, mas não pude. Não sei aonde estavam, mas perto de seus livros tenho certeza que não. E olha que foi uma luta chegar perto destes livros, porque não se podia localizá-los. Ah, existe uma capa nova para crepúsculo, vocês já viram? Em vi em todos os lugares, são com os atores do filme que imitam a capa daquele outro livro de vampiro, como é mesmo? lembrei: Diário de Vampiro, coisa assim.

Achei um senhor editor perdido por lá. Menti quando disse que não tinha nenhum. Ele saiu dos livros de Tolkien e é de uma editora que simpatizo muito. Quando o vi, cobrei sobre notícias de meu livro dizendo: Xeque-Mate! Ele me respondeu: Xeque-Mate!

De tarde eu já estava cansado fisicamente, mas ainda espantado e entusiasmado! Tantas pessoas querendo ter contato com livros! Tantos livros! Acho que a realidade de nosso país está mudando.

2 comentários:

  1. Olá, Paul! Legal ter feito um review. Eu e o Haoji estivemos lá no domingo. Aposto que tinha muito mais gente!

    "Ah, mas a melhor parte foi poder encontrar crianças cheias de mangás, hqs e crepúsculos!" <-- MELHOR parte? XD Bom, já é alguma coisa!

    ResponderExcluir
  2. Ah sim! Ao menos as crianças estão lendo mais e isso é muito bom! Acho que as gerações futuras serão bem letradas, digamos assim!

    Que bom que você foi! Eu gostei muito de ter ido! ^^'

    Abraço

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!