3 de agosto de 2010

Quem Ama, Educa de Içami Tiba


Um manual eficiente para compreensão dos filhos


Dia dos pais chegando e minha dica de hoje se refere justamente ao papel desempenhado pelo patriarca na condução da família, de como deve ele, juntamente com a mamãe, conduzir a educação dos filhos. Essa tarefa, com o avanço da sociedade e com a antecipação da juventude para as crianças, é um trabalho árduo.

Quando conheci as palavras do mestre Içami Tiba, tinha em mente entender como se dá o pensamento da criança em sua mais tênue idade, até sua quase adolescência, mas acabei por aprender muito mais. Confesso que me assustei com algumas teorias do mestre em questão, dadas suas rigidez. Depois, no contexto total da obra achei suas ideias sensatas, educativas e passei a pensar que os pais de hoje educam errado por serem brandos demais.

Tiba nos ensina que estamos educando um cidadão e como tal temos que ter consciência de que o preparamos para o convívio mundano e não para viver em baixo de nossas asas. É preciso, e logo, dar uma educação sólida, baseada em princípios éticos para nossas crianças, pois o berço da boa convivência é a família. O pai e mãe devem saber que são como porto-seguro na vida dos filhos, mas que eles são barcos e o mundo é um oceano. Os barcos foram feitos para navegar e não para ficarem atracados.

Você que já e papai e você que ainda pretende ser, não deixe de conhecer a obra que indico. Amar, não significa permitir tudo. Muito mais que isso, amar é educar, como bem sugere Içami Tiba.

Não vou elencar links de como adquirir o livro, pois ele é um best-seller da literatura brasileira e pode ser encontrado em qualquer livraria.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!