21 de outubro de 2010

Publicando: Editora Draco




Na terceira postagem da série "publicando", vamos conversar um pouquinho sobre a Editora Draco, até conhecida do pessoal que deseja iniciar carreira literária. Quando se fala nesta editora, é inevitável não associá-la ao gênero literário fantástico e daí o seu grande sucesso e procura. Atualmente há uma grande produção literária relativa à fantasia tanto em nosso país quanto fora dele e isso se dá porque os leitores estão interessados neste tipo de leitura. Eu também acho muito legal literatura fantástica!

O que você quer saber é como ser um autor da Editar Draco, não é mesmo? Pois bem, para começar esta editora preza muito pela qualidade dos textos e pelo cuidado que o autor tem com eles. É importante que antes de enviar seu original para a editora, você o tenha bem diagramado, em tamanho A4 e em fonte legível. Revise o texto você mesmo, ou peça para alguém fera em português fazer isso para você, antes de enviá-lo, está bem? Acho que este tipo de cuidado é prudente para enviar original seja qualquer editora. Lembre-se: o empenho que você emprega no texto é sentido pelos editores.

Depois de deixar o texto certinho, você deve enviá-lo por e-mail à editora. Eis o endereço:

Daí vem a parte chata da história: esperar pelo menos seis meses para saber se seu livro foi aprovado. Transcorrido este período e nada de resposta considere que seu original não foi aprovado pela editora. Você só vai receber alguma resposta caso ela seja positiva. Alerto para o detalhe importante: o tempo mínimo para avaliação é seis meses, o que significa que pode demorar mais que isso para você receber uma notícia positiva.

É possível enviar originais pelo correio, mas a editora aconselha a não fazê-lo, pois por meio eletrônico a avaliação se dá de maneira mais eficiente. Não é possível saber com certeza se o autor arcará com algum custo de publicação caso seu livro seja aprovado, mas presumo que não, dada as informações contidas no site da editora. Assemelham-se ao padrão editorial em que o autor não paga nada para publicar e tem direito a uma porcentagem das vendas de seu livro.

Quer conhecer as regras de publicação na íntegra?

Minha opinião é que a editora apresenta um catálogo de obras muito interessantes e trabalha bem a divulgação de seus autores. É uma opção a se considerar para os novos autores, ainda que pareça demorado o tempo de avaliação. A paciência é uma virtude que o escritor tem que aprender a ter, caso ainda não tenha. Que está esperando? Arrume seu texto e mande para a Editora Draco!

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Caro Paul, interessante você postar mais a respeito de cada editora. Eu já conhecia a editora em questão, e já está na minha listinha rsrs. Eu sei que o processo é demorado, em todas são assim, mas não é indicado enviar para mais de uma ao mesmo tempo sem esperar o prazo mínimo, não é? Eu acho que não mas como você escreve há mais tempo poderia me tirar essa dúvida..
    Desde já agradeço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Comungo da mesma opinião que você, Mariana. Acho que você deve ser fiel à editora que manda seu original e, portanto, não mandá-lo para outra enquanto não receber uma notícia negativa. Por outro lado, não acho errado também aqueles que mandam para várias editoras e depois escolhe a mais viável. Minha opinião que todo sentimento "positivo" agrega ao livro e a fidelidade é um desses sentimentos. Quando se manda o livro para apenas uma editora e ele é aprovado, esta fidelidade se agrega à obra e os leitores saberão. Um abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!