23 de novembro de 2010

Publicando: Editora Multifoco




O jovem autor consciente das portas para adentrar no mercado literário já deve ter ouvido falar na Editora Multifoco. Aquele que ainda não ouviu passará a entender agora como funciona o sistema de publicação desta editora e os que já ouviram, terão algumas explicações. Tudo isto em mais uma postagem da série "Publicando", aqui no blog.

Tudo começa quando se explora o site da editora e por lá acha-se o espaço destinado para enviar originais. Eu vou facilitar e já fornecer o link:

Preenchido todos os campos e enviado o texto para análise editorial, o jovem escritor tem que aguardar o retorno de algum editor que será escolhido de acordo com o selo editorial que esteja dentro do contexto da obra analisada. Selo de literatura fantástica para obras desta monta e selos editorias romanescos para os romances. Não demora nada para algum editor enviar um email para você, informando que recebeu seu original e que em breve entrará em contato para dizer se sua obra foi ou não aprovada para publicação.

Contudo, o tempo que vai do contato do editor até a confirmação ou negativa de publicação equivale a mais ou menos seis meses. As vezes o autor iniciante tem que dar "uma cobrada", se é que você me entende. Mas faça isso com respeito e educação, afinal estas coisas cabem em qualquer lugar e é sempre bom. Aprovado o texto, vem a parte burocrática como assinatura de contrato e reconhecimento de firma em cartório, mais uma série de documentos que devem ser providenciados. Nada de mais, e nada que o autor amador não faça de boa vontade. O contrato é justo e isto denota boa-fé dos responsáveis pela editora, fica minha observação.

Agora vem a grande "sacada" desta editora: o sistema de impressão. A Multifoco trabalha com o sistema de produção sob demanda, ou seja, produz o tanto que vende. Explico melhor: O sistema de produção sob demanda possibilita a editora uma produção de livros totalmente versátil, na qual é possível imprimir apenas 1 livro como 1 milhão deles. Compreende o porquê da Multifoco apostar nos novos autores? Entende que ela não perde muito se o autor não fazer sucesso? Para mim, isto é genial! Uma ideia original que visa dar suporte para o novo autor e que é totalmente vantajosa. É óbvio que há custos arcados pela editora, como por exemplo manter esta produção sob demanda, revisão e diagramação dos textos e muitas outras coisas. O que eu quero dizer é que não há material que ficará empoeirado em prateleiras; não há produção desnecessária, não é o máximo?

É notável que a Multifoco vai repassar uma porcentagem menos para o autor no começo da publicação para que ela possa recuperar seu investimento e o autor tem que compreender isso. O legal é que ela vai recuperar este investimento com muita agilidade, dada a sua forma de impressão contemporânea. Tem algumas empresas ( não é o caso da Multifoco) usando a impressão sob demanda para furar o olho dos autores, é preciso ter muito cuidado.

Entendo, portanto, como vantajosa o inicio de carreira literária pela editora que estamos falando. Percebo que há flexibilidade e modernidade em sua maneira de publicar que visam estimular o próprio autor a correr atrás da venda dos livros. É uma parceria muito interessante. Bem, é isso, por hora! Até o próximo post!

7 comentários:

  1. Assino embaixo, Paul.
    A Editora Multifoco é um canal excelente para os autores iniciantes com grandes obras. Claro que é necessário muita disposição do autor para divulgar seu livro e garantir que ele alcance o publico esperado. Ser um escritor hoje dá trabalho como qualquer outra profissão. Não se pode deixar tudo na mão das editoras. Faça sua parte !

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente com você Wellington. O esforço tem que partir do autor também e hoje há vários meios para divulgação.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a Multifico através das suas palavras esclarecedoras, Paul!!
    Muito obrigada por mais uma vez mostrar o universo editorial pra gente.
    Eu já enviei meu original para eles... vamos aguardar de dedos cruzados rsrs. \o/
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Wellington, você está certíssimo! É preciso empenho porparte do autor para que tudo de certo. Este empenho acaba sendo sentidopela editora e pelo leitor. Obrigado pelo comentário, amigo!

    Mariana, suas palavras sempre são bem-vindas. Estou torcendo para que seu original seja aprovado. Acho que escolheu uma boa editora para começar!

    Abraços e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal ,eu me chamo Josè Carlos Tonin ,escrevi um liveo e o tema é sobre Auto Ajuda .Já enviei o Original para várias Editoras e até o momento nenhuma respondeu favorável.Fiquei sabendo da EDITORA-MULTIFOCO e postei o meu Original para o Editorial fazer uma avaliação do mesmo.
    Estou aguardando a resposta esperando que eles aprovem o meu livro.
    Sem mais Abraços e Inté +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo. Bem, acho que a chance de você conseguir publicar seu livro pela Multifoco é grande. Acredito que a editora é uma porta que deve ser considerada pelos novos autores, afinal publicar é o que desejamos. A Multifoco faz isso e os custos até podem ser suportados. Desejo-lhe boa sorte neste sonho.

      Aproveito para pedir-lhe que me envie informações do seu livro para que eu possa divulgá-lo e conhecê-lo. Um abraço

      Excluir
  5. Realmente a editora Multifoco é uma excelente oportunidade para autores iniciantes. Eu mesmo enviei meu original para a editora e depois de um certo tempo, me responderam me parabenizando e dizendo que meu original foi aprovado para publicação. Agora vou ligar para eles e dar os próximos passos necessários, uma abraço e sucesso à todos.

    ResponderExcluir
  6. Fiz duas publicações pela Multifoco. A primeira experiência foi ótima, com exemplares de boa qualidade, respostas rápidas e prazos rigidamente cumpridos. A segunda foi uma decepção. Precisei adiar o lançamento porque os livros não foram entregues no prazo e quando o foram vieram com má qualidade, visivelmente feitos ás pressas. Muitos leitores vieram se queixar comigo que as páginas soltavam facilmente e traziam para que eu visse com meus próprios olhos. Não me arrisquei a enviar um terceiro original. Recentemente uma leitora pediu que eu fizesse a encomenda de um exemplar para ela. Decidi me arriscar. Prazo de dez dias segundo o site. O livro nunca foi entregue e passei mais uma vergonha. Multifoco nunca mais!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!