10 de dezembro de 2010

A Sociedade da Rosa de Leonardo Schabbach



Gosto muito da maneira que o Leonardo Schabbach trabalha seus textos. Este jovem escritor, editor e mais adjetivos que me falham por ignorância, coordena o blog literário de grande utilidade chamado Na Ponta do Lápis. O espaço é destinado à noticias, dicas e entrevistas do mundo da literatura, mas para não fugir do assunto, vamos falar do que viemos falar, ou seja, de seu novo projeto: A Sociedade da Rosa.

Segue seu texto "Pano de Fundo" para a nova trama:

A Sociedade da Rosa - Relato primeiro
Muitas vezes algo de extrema importância nos bate à porta, choca-se conosco e altera radicalmente nosso destino sem que tenhamos escolha. Isso aconteceu comigo cinco anos atrás, quando encontrei alguns diários em um antigo sebo de Veneza. O dono não conseguia lê-los e me vendeu bem barato; os livros estavam escritos em português: retratavam a história de vida de um homem chamado Felipe Pereira Meinham, um brasileiro que me deu pistas sobre uma organização extremamente complexa e influente; a Sociedade da Rosa.

Antes de continuar com meus relatos, porém, acho prudente me apresentar. Chamo-me Marcos Costa de Oliveira, sou um historiador com mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nunca pensei que me envolveria em algo tão grande como o que estou prestes a relatar, sempre fui um acadêmico centrado, não dado a nenhuma especulação histórica, a nenhuma pesquisa que envolvesse pressupostos nebulosos, sem visíveis bases concretas, mas sinto que, de algum modo, as coisas não poderiam ter acontecido de maneira diferente.

Como já bem lhes relatei, faz cinco anos, deparei-me com alguns diários em Veneza que me abriram os olhos para um mundo novo. De lá para cá, fiz muitas pesquisas, no mundo inteiro e, principalmente, no Brasil, para reconstruir a vida deste misterioso homem chamado Felipe Pereira Meinham – e muitas vezes cheguei a arriscar a minha vida para isso. Infelizmente, devo admitir, fiz descobertas terríveis, coisas que muitos achariam repugnantes – e que a maioria teria dificuldade em acreditar. Conheci uma organização que já atua faz centenas de anos na sociedade ocidental e que, desde o princípio, foi responsável por dar um destino ao mundo, mesmo que tudo parecesse obra do acaso.

Escrevo, a partir do dia de hoje, para transmitir o que descobri a todas as pessoas, escrevo também para impedir que a Verdade – uma vez que a organização me parece quase uma entidade metafísica – possa ser silenciada, para ter certeza de que minha história chegará às mãos de outros, mesmo que algo de terrível aconteça a mim. Sou apenas um mero pesquisador, não sei se tenho as habilidades literárias necessárias, mas tentarei reconstruir tudo aquilo que descobri da vida de Felipe Pereira Meinham para revelar, por meio de sua história, mais detalhes a respeito da Sociedade.

Ass. Marcos Costa de Oliveira

Ao que tudo indica, teremos uma história de suspense, mistérios e grandes aventuras. Achei o tema escolhido muito interessante, além de original e desejo muito conferir a história propriamente dita. Segundo o próprio Leonardo, a história estará disponível junta de outros contos dele, lá no blog Na Ponta do Lápis, numa página estática. Acho que isto vai facilitar a leitura e o acompanhamento. Quer conferir mais novidades? Visite o site:

Sucesso sempre!

5 comentários:

  1. Bacana esse post Paul. Eu já conheço o blog Na Ponta do Lápis, sei também que é um dos donos da Mutuus editora e que também é escritor.
    Esse novo projeto do Leonardo parece ser bem interessante e me fez lembrar os livros do Dan Brown por causa da temática da trama.
    Agora mudando de assunto: Quando seu livro La Bandida for publicado pela editora, você está pensando em fazer parceria com blogs para divulgá-lo? Para mim será uma honra ter você como autor parceiro.
    Pense nisso!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Mariana! Eu também estou muito ansioso para este novo projeto. Quanto a outra questão, mandei-lhe email.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paul!
    Eu não recebi ainda o seu e-mail... para qual endereço você enviou?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. para este: marirbarbosa85@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Mariana, você está certa. Li no blog do Leonardo pessoas já dizendo que ele se parece com os de Dan Brown. Quero saber como ele desenvolverá isso...

    Um abraço

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!