13 de dezembro de 2010

Pollyanna de Eleonor H. Porter



Ser feliz é um jogo

 
O romance infanto-juvenil da escritora Eleonor H. Porter, intitulado simplesmente de Pollyanna, é um daqueles livros de mensagem que vale a pena ser compreendida. Publicado em 1918 nos Estados Unidos da América, seu sucesso foi imediato, tanto que incentivou a autora a lançar sua continuação, Pollyanna Moça, mas isto é outra história. Aqui no Brasil, Pollyanna foi traduzida pelo nosso célebre escritor Monteiro Lobato e alcançou, também, grande sucesso.

A história relata os anos de vivência da criança Pollyanna Whittier na cidade de Beldingsville em companhia de sua tia Polly depois de se tornar órfã. Esta tia, que não é muito de sorrisos e de felicidades, acaba descobrindo que sua nova enteada tem um dom especial. Intrigada, tia Polly não compreende como Pollyanna consegue se manter feliz em todas as circunstâncias. Ela passa a submeter a menina a todo tipo de desagrado para vê-la triste, ao menos uma vez. Mas não obtém sucesso. É que Pollyanna está jogando o Jogo do Contente.

Quer saber o que é o Jogo do Contente? (se ainda não sabe) Vá a uma livraria perto de sua casa ou mesmo em uma banca de revistas ou sebo e adquira o livro Pollyanna, pois vale muito a pena. De lambuja você ainda ganha descrições interessantes de como era o século XIX e suas pessoas, além de tirar lições para uso prático sobre comportamentos. A lição que tirei das páginas de Eleonor foi importante; mais que isso foi incentivadora. Encontrei ali, e confesso agora, uma escritora preocupada com o comportamento da sociedade que fazia parte; vi alguém quer tinha algo importante para passar e até mesmo hoje, sua mensagem continua atual. Que bom se pudéssemos todos jogar como Pollyanna.

As vezes me pego pensando em como somos desatentos. Como gostamos de atribuir felicidade nas coisas e não em nós; como é fácil justificar tudo. Pollyanna, avessa a estes pensamentos meus, nos mostra de modo simples o que realmente importa. Fica a dica quentíssima, ao estilo José Dias.
Abraço.

Um comentário:

  1. Pôxa!!


    Este livro marcou minha infância!!


    Muito bom e comovente!

    ^^

    Eu recomendo a todos que não o leram a ler!
    Sensacional!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!