24 de novembro de 2011

As Esganadas de Jô Soares

 

Sem mistérios

A história mais divulgada do ano, do autor, apresentador e comediante Jô Soares, trata-se de um romance policial histórico. Na Capital do Brasil da década de 30, acompanhamos assassinatos brutais de mulheres acima do peso.

O livro relata os crimes contra obesas ao mesmo tempo em que descreve os métodos empregados pela polícia da época no objetivo de apanhar o assassino. O ranzinza delegado Noronha, seu assistente Calixto, a bela Diana e o peculiar detetive Tobias Esteves estão unidos para deter Caronte, o matador de mulheres pesadas.

O amigo pode pensar que estou contando o final do livro, mas engana-se. Nas primeiras páginas da obra já é possível identificar todos os elementos que expus, mais ainda: até a motivação do assassino nos é revelada imediatamente, não há mistérios.

A história é concentrada na expectativa. O leitor espera conhecer a próxima assassinada, os métodos empregados por Caronte. Na outra ponta, aguarda para saber como a lógica de Tobias o colocará no encalço do bandido. Um livro rápido, de leitura fácil, cuja mistura de ficção com realidade tem efeito interessante.

O trabalho de pesquisa realizado é eficiente. O autor faz questão de demonstrar seu domínio histórico, citando personalidades, Óperas, acontecimentos da época. O ponto negativo, na minha opinião, é que as explicações históricas chegam a quebrar a harmonia da história principal em alguns pontos.

A característica que me chamou atenção foi a utilização de imagens no livro, vez que o autor empregou técnica original, condizente com as diretrizes literárias novas. As ilustrações não são meras imagens, mas imagens-símbolos, ou seja, são pequenas grafias inseridas em pontos estratégicos do texto com o objetivo de ajudar o leitor a fixar a ideia exposta. Trata-se de uma leitura de desenhos, é fascinante! É a primeira vez que percebo recurso da Literatura Nova empregado em obra de autor conceituado.

Finalizando, “As Esganadas” é um livro novo, de história simples, rápida, linear e ideal para os novos leitores. Na utilização de imagens-símbolos, inovador, na história em si, o contrário. A falta de suspense, mesmo que trocado por expectativa teve impacto significativo.

Fica a dica e a resenha!

3 comentários:

  1. Olá, Paul!!
    Quero muito ler o novo livro do Jô, espero gostar dele tanto quanto você, apesar de ter ressaltado alguns pontos negativos.
    A sua resenha foi muito sincera e concisa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Alec.

    Obrigado, Mariana. Espero que aprecie a leitura e destaque pontos que eu não tenha observado. Um abraço, minha amiga.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!