10 de fevereiro de 2012

Literatura Nova


Como vão caríssimos amigos? Eu espero que bem! Pois vamos à postagem, certo? Nós, como leitores estamos lendo livros diferentes ultimamente. Livros rápidos, intensos, objetivos e emocionantes, tem reparado? Seja os fantásticos ou os românticos, a intensidade é que tem sido valorizada ultimamente e eu chamo esta característica de atributo da Literatura Nova.


A Literatura Nova, como o próprio nome diz, é a literatura atual, cuja finalidade é entreter imediatamente, sem rodeios, sem floreios e de forma intensa. Consiste em leitura objetiva, de português limpo, simples. Ela pode ser observada em muitos livros atuais e vocês podem me ajudar com exemplos. Eu posso citar a série Crepúsculo, Harry Potter e Cowboys & Aliens. São livros que se confundem com cinema, é literatura multimídia, é Literatura Nova.


Salvo melhor juízo, os livros estão mais próximos de outras mídias de entretenimento. Há uma ligação interessante entre literatura e cinema, isso é visível, mas o que não se tem observado é que a literatura está parecida com o filme, com o quadrinho ou com o desenho. Os leitores e escritores de hoje são produtos da cultura televisiva; da era do vídeo e da interatividade. Isso, amigos, reflete na literatura e a transforma.


Estamos na era dos livros mais finos, dos livros auditivos, dos livros eletrônicos. Os leitores, cansados da complexidade cotidiana estão buscando a objetividade e simplicidade no entretenimento. Nós queremos uma vida mais simples, mesmo que não tenhamos consciência plena desta necessidade.


Vislumbro futuro próximo em que os livros serão simples, de português limpo e leitura veloz Terão trilha sonora específica para cada momento de leitura, cheiro e recursos audiovisuais diversos. É o futuro, é a Literatura Nova, simples, sem frescuras e bonita.


Até a próxima! 

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!