16 de fevereiro de 2012

O autor se importa?

 

image

A literatura recente está cheia de autores novos que zanzam pela rede divulgando ou não suas obras. Através de solitária e massiva divulgação virtual, ora através de grupos literários buscam o lugar ao sol. Aqueles que criticam a divulgação massiva chamam os grupos de “panelinha literária” e conseguem audiência falando deles. A questão é: o autor, o que ele pensa a respeito disso? Ele pensa? 

Tem autores rebeldes que se negam a divulgar suas obras ou a de um colega. Acham que possuem potencial literário para fazer sucesso apenas apresentando sua obra ao público ou que o mercado é injusto demais e eles não vão se submeter às condições que lhes são impostas. Possuem condições para mudar essa realidade. Realmente possuem, mas perdem tempo “espetando” os autores metralhadoras.

Há aqueles que divulgam em excesso. Os autores metralhadoras atiram para todos os lados e tentam de todas as formas se fazer conhecidos no meio virtual. Estão em todos os blogs, redes sociais, fotos e eventos. Acreditam que podem fazer sucesso se mostrarem os trabalhos em excesso. Eles estão certos, mas não é só isso que vai garantir o que almejam. 

O terceiro grupo é pior deles, o que não se importa com nada. Seja por não levar a sério o ofício, seja por desleixe. Para estes não há solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!