24 de dezembro de 2012

Ester e o Natal




Mesmo tão jovem ela já tinha suas próprias deduções. Uma delas, a que estava na cachola naquele momento, dizia respeito a impossibilidade de uma única pessoa distribuir presentes para todas as crianças do mundo. Ester tinha certeza de que não se tratava de um Papai-noel, mas de uma raça deles.  Aquela cidade era o lugar onde viviam.
Outra certeza era a desorganização dos Papais-noéis. Não eram todas as crianças que recebiam presentes e isso era grave. Na verdade, essa questão foi responsável por sua marcha até o polo-norte para cobrar-lhes mais organização. Estava com ela Amélia, sua boneca especial.
A cidade estava toda enfeitada com luzes multicoloridas e piscantes distribuídas pelas fachadas das casas. Os postes altos tinham lâmpadas coloridas que refletiam cores na neve branca que estava no chão. Ao longe uma enorme árvore de natal podia ser avistada, cuja estrela dourada e brilhante reluzia imponente. Era para lá que seguia.
Ester não sentia frio apesar da insistência da neve. Se os olhos não vissem o que viam, ela poderia jurar que estava no verão. A caminhada de vários dias estava no fim; mais alguns passos e ela estaria próxima da gigantesca Árvore de Natal. Já podia avistar a praça circular infestada de Papais-noéis. Acelerou o passo, o que fez Amélia a correr para acompanhá-la.
Os Papais-noéis estavam reunidos, mas Ester não sabia o motivo. Olhavam para o alto da árvore fixamente e não diziam nada. Ester foi quem puxou a roupa vermelha de um deles e indagou:
—  Que fazem aqui parados como estátuas? Vim cobrar-lhes explicação!
O Papai-noel assustou-se quando observou Ester. Não era possível!
— O que você faz aqui? Não é permitida a entrada de crianças na Cidade de Natal!
Ester fitou a árvore. A estrela dourada que parecia hipnotizar todos os Papais-noéis.
— Vim, como já disse, cobrar-lhes explicação. Mas o que tem essa estrela que brilha tanto e parece hipnotizar toda gente?
— A estrela é o verdadeiro símbolo do natal.
— Verdadeiro? Mas achava que as árvores, os Papais-noéis, os presentes fossem símbolos do natal. A estrela, pensei ser apenas o adorno da árvore de natal.
— Se pensasse mesmo o que me diz, não seria eu a dizer-lhe que estava errada. A verdade, caríssima Ester é que sabes que há algo mais importante no natal. Se não o fosse não estaria aqui a cobrar-me explicação.
— Isso é mesmo.— disse Amélia que a tudo observava com atenção.
—  Então diga-me: porque não recebem presentes todas as crianças?
O Papai-noel fitou a estrela. Depois voltou-se para Ester.
— Não recebem porque as pessoas não desejam isso. Assim é com os presentes, com o alimento, moradia e dignidade. E isso não tem nada a ver como a estrela que está a ver.
Ester fitou a estrela que pareceu brilhar com mais intensidade. Todos os Papais-noéis estavam fintando-lhe. Eles não diziam nada. Então era por culpa das pessoas que as crianças não recebiam presentes de natal. Mais ainda: era por culpa das pessoas que as crianças não tinham o que comer, não tinham onde morar. Fazia sentido agora. Ester abaixou sua cabeça. Lágrimas se juntaram em seus olhos azuis esverdeados.
O Papai-noel abaixou-se e com a mão coberta por luva branca ergueu o queixo pequeno da Ester. Disse-lhe:
— Tens tua explicação, Ester. Mais que isso tem o poder para mudar tudo isso e não é por outro motivo que estamos aqui. Todos nós! A raça de papai-noel que você disse existir.
A estrela brilhou mais ainda e transformou a noite em dia. Ester disse:
— Quero que isso mude e que todos tenham um feliz natal.

 
Gostaria de desejar a todos um feliz natal! Muita paz e saúde!

Paul Law       

2 comentários:

  1. Obrigada!


    " A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro." (Platão)

    Desejo um Natal de amor, carinho e paz e que o Novo Ano seja repleto de realizações!!!

    Blogueiras Unidas 1275!

    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Sou eu quem devo agradecer tanto pela visita como pelo comentário que deu mais brilho à mensagem. Seus desejos me deixam feliz e saiba que são os mesmos que espero para você. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!