19 de dezembro de 2013

Filosofia em 60 segundos

 

Filosofia Em 60 Segundos

O porquê de tudo

Prestar atenção nas coisas que exigem certa reflexão é algo em desuso na atualidade. Robotizados, automáticos, rotineiros, não nos damos conta do por que fazemos o que fazemos. “Filosofia em 60 segundos” é um trem em alta velocidade que nos passa por cima.

Andrew Pessin, mordaz, irônico, com bom humor nos mostra com velocidade um pouco de Filosofia. Voltado para o leigo no assunto (o caso deste que vos escreve), a obra aborda as principais questões filosóficas que ocuparam a mente dos pensadores por mais de três mil anos. Cuidadosamente montado, com capítulos curtíssimos que exigem pouco mais de sessenta segundos para leitura, o autor desperta o filósofo que existe dentro de nós.    

Os assuntos abordados, por vezes se contradizem. Por outras, não se concluem, como é comum em Filosofia. Por outras, ainda, nos deixam fascinado, fazendo com que o pensamento que tínhamos até então desapareça completamente. Foi o que me sucedeu sobre o assunto Tempo; sobre as deduções filosóficas que me fizeram concluir pela sua inexistência. O fascinante no ramo é que nada é 100% certo e esta conclusão pode mudar a qualquer momento com novos estudos…

Pessin deixa mais perguntas do que respostas e inquieta o nosso espírito curioso. É informado no livro que o nosso corpo troca todas as suas moléculas num período de sete anos e que se houvesse uma maneira de juntar novamente estas moléculas descartadas, teríamos novamente um “eu” mais jovem. E se este eu mais jovem se encontrasse com o eu de agora, quem seria eu realmente?

Li opiniões no sentido de que livro é raso, já que pincela os assuntos filosóficos de forma superficial. Não é o que penso. O autor trabalhou com habilidade a dúvida, a instigação. Sua intenção, como é mencionado no livro, é despertar o filósofo em cada um e não ministrar um curso de Filosofia. Na sua tarefa, Andrew Pessin se mostrou eficiente, já que é difícil não querer saber mais sobre o assunto após conhecer sua obra. Sua habilidade também é notável se analisada do ponto de vista da compilação de tantos assuntos filosóficos em um livro tão curto. A máxima do sábio que sabe dizer o complexo com palavras simples se aplica aqui.

Fica a resenha e a dica.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!