28 de março de 2014

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro



Um olhar atento sobre a nossa mitologia

A. S Franchini é um grande estudioso de lendas. Tradutor, escritor, já foi comentado aqui com o livro "As 100 melhores histórias da mitologia grega". Como restou evidente, o autor reúne em suas obras as lendas de vários povos e as traduz de forma eficiente para nós. Um texto moderno, direto e prático. Nessa obra de lendas tupiniquins, Franchini resgata nossa essência e explica muitas das histórias que já conferimos por aí. 

O livro é divido em três partes. Na primeira conhecemos os mitos indígenas que povoou nossa terra antes e durante a chegada dos portugueses e espanhóis. As lendas referente ao surgimento da Vida, da Noite e tantas outras são colocadas de forma sutil e esclarecedora. Quanta riqueza cultural! Na segunda parte nos deparamos com aquelas lendas sem pátria; aquelas adaptadas de outras, baseadas, meras cópias, tais como  a  lenda do ferreiro que havia dito que matara sete, referindo-se à moscas, mas acabou responsável pela morte de sete gigantes. O nosso covarde é incumbido de matar o oitavo gigante e mesmo com toda a sua covardia, cumpre o combinado e de lambuja ainda leva aprincesa do reino como esposa. Na terceira e última página conferimos um estudo dos personagens folclóricos brasileiros. Aparência, características, local de aparição e origem da lenda, tudo como manda o figurino. Ali é que estão o nosso Saci, Curupira e o Negrinho do Pastoreio. 

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro é uma boa pedida para aquele que quer conhecer um pouco sobre os mitos pátrios. Embora objetivo, cumpre o seu papel de informar e de dar bases para a criatividade. Uma leitura prazerosa e cheia de fantasia que prova o potencial dos brasileiros originais quando o assunto é imaginação. E também o senso de adaptação das histórias de fora. Fica a resenha e a dica. 

Abraços.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!