4 de agosto de 2014

Quem é um bom pai?



Muitas vezes me pego refletindo sobre o papel de pai. Penso no que ele representa verdadeiramente. Obviamente, só posso ter alguma noção quando assumo novamente o meu papel de filho. Não há outro modo de se fazer isso, creio, pois os meus olhos, embora míopes para a essência da vida, são só meus. São meus melhores navegadores. A ideia que me vem é simples: ser o pai que gostaria de ter tido.

Simples e acessível a todo mundo, mas insuficiente. Quem é um bom pai? É alguém que realiza todos os desejos do filho? Todo mundo sabe que não. É aquele que dá educação, valores e disciplina? Ainda que tudo isso seja fornecido ao filho, não há garantias de que ele viverá bem e consequentemente de que teve um bom pai. O pai correto é aquele que apresenta prematuramente ao filho o mundo, para que aprenda por si mesmo como sobreviver? Seria crueldade se o filho não conseguisse sobreviver, devido ao fato de lobos maiores comerem o seu pedaço de ovelha. 

Então quem é um bom pai? Eu não sei, mas não me incomodo com isso. Acredito que ser pai está perdido no próprio conceito de unidade familiar por mais piegas que possa parecer. Um ente, um participante, um membro da família, só isso. Sob esta ótica ele é visto mais parto da sua essência. Torna-se importante quando começa a agir, já que seus atos são vistos por seus filhos que repetirão boa parte daquilo que observam. Ter consciência disso significa ser responsável. Suas ideias, valores que já vieram de outros pais, vão passando naturalmente para outros filhos, num compartilhamento universal de identidade. Apesar de não ser o seu pai há mais dele em você do que imagina. Há todos os outros pais da sua família compilados em você, não é incrível? Isso pra falar só de pai… 

Deduzo que ser pai é isso. É ser um monte de gente dentro de uma pessoa, cuja finalidade não é outra senão se juntar a um novo pai, o seu filho. É a dança misteriosa da Vida, que tem os pulmões do Tempo. Coisas que se juntam para depois se separarem e se juntarem novamente.

Este pai está nos olhos das suas meninas e gosta muito de se observar ali.
Paul Law

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!