29 de dezembro de 2014

Fim de Ano e a Esperança

 

Quando nos aproximamos do fim do ano (final de ciclo), instala-se nas pessoas um sentimento de renovação. Renovar-se, mudar, ser uma nova pessoa. Por conseguinte por consequência), ter esperança de que as coisas tomem outro rumo. Elas podem mesmo tomar outro caminho? É possível mudar de verdade? Vários filósofos já se debruçaram sobre esta questão.

O primeiro passo é definir esperança. Não é difícil deduzir que a palavra provém de “esperar”. Seu sentido pode ser o mesmo de desejar, querer, almejar. Nesse passo, ter esperança, de forma simples, seria esperar. Esperar o quê? Que as coisas mudem. Ok, mas esperar que as coisas mudem é em vão. Como já foi dito e recentemente citado pelo meu amigo Cláudio Fressatto, quem espera por algo o faz porque não tem certeza de que acontecerá. Se há convicção não pode existir esperança. A relação entre o almejado e sua realização é tão certa que não se espera. Pelo contrário, sabemos que acontecerá. Ninguém espera as contas do começo de ano; ninguém diz: tenho esperança de que o IPTU virá em janeiro. Percebe? Não há esperança quando há certeza.

Entretanto, esperança não é só isso (ainda bem!). O segredo é simples. Transforme o substantivo em verbo, como ensina Cortella. Assim, ao invés de Esperança, teremos esperançar; teremos buscar, alcançar, realizar. Nesse processo é importante salientar que esperança só fará sentido se partirmos de um objetivo claro. A frase de Shakespeare cabe aqui para exemplificar o que não devemos fazer: “para quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”. 

O ano termina e as esperanças se renovam como fica evidente em vários comerciais televisivos. Novo tempo, paz, realizações. As palavras pipocam sem parar, mas não podem fazer muita coisa se não for esta a sua vontade. Se for ter esperança em um futuro melhor, plante. Contudo não plante por plantar, mas plante o que espera colher Esperar aqui é de esperançar que, por sua vez, é da soma obtida entre esperar e alcançar.

Que você possa ter este tido de esperança, é o meu desejo.

Abraço.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!