26 de fevereiro de 2015

Crítica sobre Estela pelo escritor Claudio Manoel

Ester, Estela ou Edissa?


O escritor Claudio Manoel se prepara para lançar o primeiro livro da sua obra-prima "Gaian". O título desse primeiro volume será Gaian, o Reinício. Em outra oportunidade ele disponibilizará mais detalhes. Mesmo assim teve tempo e disposição para ler Estela. Transcrevo a seguir a sua crítica que originalmente foi postada no Skoob (link aqui):

Eis um livro cheio de símbolos. Essa foi a minha impressão após acabar a leitura de Estela. Algumas vezes os símbolos estão em suas formas "brutas" e em outras são sutis como a brisa, culminando em uma discussão muito interessante no final do livro a respeito do maior deles. Uma coisa, contudo, ficou clara. A simbologia está mais amadurecida, pois, para mim, há uma diferença clara nesse termo entre Ester e Estela. Eu achei Estela um livro mais "adulto". Outro ponto forte é escrita. Ela é composta de frases curtas e isso muito me agradou, inclusive pela forma como os temas e suas ambientações foram colocadas. No outro lado, houve dois aspectos que não me agradaram um pouco. O primeiro foi a transição entre concepções. Eu achei que a transição aconteceu de forma muito rápida. O segundo é um detalhamento um pouco mais aprofundado de personagens. A história é bonita e senti falta disso.
Outro detalhe que me chamou a atenção foi de uma possível ligação entre Estela e Edissa (outro livro do autor). Em determinada hora, eu gostaria de estar com o segundo livro e verificar se há mesmo essa ligação.

Enfim, eu adorei a leitura e fico grato por conhecer mais um livro do autor.

Meus parabéns, Paul Law. 

Eu é quem devo agradecimentos, amigo autor. 
Grande abraço e sucesso sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!