1 de março de 2016

A Noiva Fantasma de Yangsze Choo


Uma viagem ao Além, mas um Além diferente do que você conhece

Você sabia que no passado, na cultura oriental, era usual casar uma filha com um fantasma? Os antigos asiáticos acreditavam que o espírito poderia se acalmar, caso tivesse uma esposa, já que por um infortúnio qualquer, deixou este mundo antes que pudesse contrair matrimônio. É exatamente esta "ideia" que serve de base para a "A Noiva Fantasma" de Yangsze Choo. 

A história de Li Lan (nossa protagonista) se dá em Malaia, uma península do sudeste asiático, no ano de 1893. Começa justamente com o pai de Li Lan contando-lhe sobre o convite que recebera para unir a filha ao herdeiro da família Lim falecido há algum tempo. A ideia soa absurda para Li Lan e seu pai, embora estivessem passando por dificuldades financeiras. A família Lim era tradicional e dispunha de ótima condição financeira, de modo que se Li Lan fosse casada com o fantasma de Lim Tian Ching (o noivo fantasma) nada lhe faltaria em vida. 

Mesmo se negando a assumir o mórbido compromisso Li Lan se envolve com a família Lim. Ela conhece a mãe do seu pretendente, a irmã e seu primo, este último por quem acaba se apaixonando. O problema da jovem asiática começa mesmo quando ela passa a receber visitas do pretendente a noivo em sonhos e é a partir desde ponto que o sobrenatural se apresenta à história. Diferente do que se pode deduzir num primeiro momento Li Lan não travará seu embate no plano dos sonhos ou na realidade. As circunstâncias a levarão ao Além, onde verdadeiramente se revelará os motivos do seu pretendente e as reais intenções das pessoas que conhece. 

Não se pode deixar de mencionar o aliado da noiva fantasma, o enigmático Er Lang. Ele a conduzirá pelos caminhos do outro mundo e a ensinará a se portar por lá, o que não é uma tarefa fácil, já que as regras são diferentes. Para se ter uma ideia, seguindo as lendas asiáticas sobre o Além, os fantasmas precisam de oferendas para "viverem" bem do lado de lá. Como a família Lim é abastada e dedica muito tempo em oferendas aos seus mortos, o espírito de Lim Tian Ching possui variados recursos. Funciona assim: se a família do morto desejar que seu parente tenha no outro mundo dinheiro, deverá queimar "dinheiro funerário" (uma espécie de nota especial para ser oferecida aos mortos, comprada com dinheiro real) e oferecê-lo ao fantasma. Assim que a oferenda é feita, o dinheiro é criado no Além. Assim é com outras coisas, como animais, criados e comida. A ideia que norteia o sistema de oferendas é a de que os mortos precisam ser lembrados pelos vivos constantemente. Um fantasma renegado pela família será considerado pobre e desgraçado no Além, podendo ser escravizado ou contratado por fantasmas em melhores condições. No Além a família Lim é dona de uma das maiores mansões e emprega diversos outros fantasmas. Vale lembrar que o Além é um local de passagem, não de permanência. Os mortos serão ainda julgados para só então saberem dos seus destinos.

A Noiva Fantasma segue os conselhos de Campbell ou Vogler, mostrando uma heroína em seu mundo comum e que ao ingressar no mundo especial passa pelas provações e retorna amadurecida. A Li Lan do início da história é totalmente diferente da do fim, mostrando claramente o impacto da aventura na personagem. Falando em personagens, há um trabalho de refinamento em todos eles, mesmo nos "menos fantásticos". A intenção de cada um não é previsível na maioria das vezes e o desfecho dado a cada um dentro dos seus próprios núcleos é satisfatório. O destaque vai mesmo para a integração da protagonista com o personagem fantástico Er Lang. Li Lan, por sua vez, como dito amadurece substancialmente ao longo da sua jornada. Para o leitor, este amadurecimento é acompanhado pela surpresa sobre o passado da família da protagonista.

Em resumo, a Noiva Fantasma é um romance sobrenatural rápido, original por utilizar-se de lendas orientais e muito bem construído. Se peca, por assim dizer, seria em ser previsível em um ponto determinante da saga, mas que não me cabe elucidar, pois revelaria a chave do enredo. Choo que é descendente dos malaios fez um ótimo trabalho ao resgatar as lendas do seu povo e ainda nos brindar com uma boa história.

Fica a resenha e a dica.

Abraço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!