18 de setembro de 2019

Opinião sobre "Respeitável Benjamim"



Amigos, hoje trago a opinião do presidente da Academia Guaçuana de Letras de Mogi Guaçu, Luís Braga Junior, sobre o meu livro Respeitável Benjamim. O Luís é um amigo querido e faz um bom trabalho a frente da Academia de Letras da minha cidade. Por falar na AGL, este mês ela completa 20 anos de existência. Parabéns para ela! 

Vejam o que o nobre amigo escreveu:

Gostaria de, em primeiro lugar, elogiá-lo pela sua postura de sempre valorizar autores que estão perto da gente. Achei ótimo você ter inserido uma estrofe da dona Maria Ignez Pereira. Ela merece!

Parabenizo-o também pela riqueza de detalhes. Você é muito bom no que faz. 

Além de um livro de ficção, o conteúdo é, sem dúvida, filosófico. Você trabalhou o paradoxo da existência de uma forma fina, elegante, respeitosa e sincera. 

Uma parte que eu gostei bastante foi "Como você me vê, Isalinda? (...) Não tenho os seus olhos..." Isso quer dizer que o nosso olhar pode ser influenciado. Não somos originais em nada, somos influenciados, inclusive, pelos genes dos nossos pais e você abordou isto no livro. 

Uma outra parte do livro que mexeu comigo foi "Creio que as palavras estão nos ouvidos de quem as escuta e não nos lábios de quem as diz". Sim, nobel escritor, todos os nossos sentidos estão contaminados. Fomos construídos com inúmeras partículas de outras existências - não, não estou defendendo a doutrina da reencarnação e sim que somos influenciados.

Você trouxe também a questão do tempo. Na minha humilde opinião, o tempo é somente um espaço de tempo onde nesses espaços as coisas acontecem. Não acredito que um problema possa ser resolvido com o tempo, ao contrário, pra mim, as coisas podem piorar com o passar do tempo. 

Outro tema muito bem elaborado foi o dilema da morte. Eu, sinceramente, anseio pela morte. Não, não estou depressivo. Anseio a morte porque desejo experiências que nunca tive. Lembremo-nos dos gregos: eros é o amor-desejo. Só desejo aquilo que ainda não tenho; quando tiver, deixarei de desejar. 

Caro confrade, são tantos os temas abordados por você na sua gostosa obra. Liberdade, coragem, existência são temas filosóficos, e detalhe, temas que eu amo. Questões que me fazem pensar e só existo quando penso. Tenho orgasmo intelectual quando reflito, por isso, digo: fora do orgasmo não há salvação. Aqui faço menção do orgasmo no sentido de efervescência de sentimentos, e, data vênia, percebi isso em você. Quando escrevemos, escrevemos sobre a gente ainda que seja uma ficção, assim sendo, seu livro tem a sua cara, o seu cheiro e o seu jeito questionador. Engraçado que, escrevemos e escrevemos, mas não temos respostas; deve ser por isso que continuamos a escrever. Os nossos escritos são tentativas de buscarmos a nossa identidade e o sentido da nossa existência.

Obrigado presidente! Suas palavras me deixam muito feliz.

Se vocês quiserem ler também o livro podem adquiri-lo aqui em caráter de pré-venda (o lançamento será no dia 27 de setembro). Eu adoraria saber a opinião de vocês sobre a obra.

Abraço. 
Paul Law

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!