27 de abril de 2010

Plantando Leitores



Gostaria, inicialmente, de agradecer aos leitores de minhas palavras, sejam elas distribuídas em livros, fóruns e blogs. Este último mecanismo tem se mostrado muito interessante, diga-se de passagem. Pois bem, vamos ao texto.


Por esses dias perguntaram-me como era escrever aqui no Brasil, um país que não oferecia leitores para os seus autores. Respondi que escrever aqui no Brasil é igual a escrever em qualquer lugar do mundo, o que muda é quando o livro está pronto e a maneira de levá-lo até os leitores. Mais ainda: se esses leitores não existem, fazê-los. Eis aí a questão que julgo importante: fazer leitores.


É importante, muito mais do que escrever, é cultivar leitores. Quando digo leitores, refiro-me à pessoas criticas e sabedoras de seus gostos. Alguém que pense por si e que saiba entender-se e também aos outros. É preciso que essa pessoa tenha consciência própria. Num primeiro momento, não é com palavras, e isso é até irônico, que vamos fazer leitores, mas sim com ações. Eis aqui, um grupo de pessoas que estão dispostas a plantar leitores:


http://www.livroson.com/index.html


No espaço estão livros de diversos formatos e temas, dispostos a despertar para o leitor iniciante sua vontade de fazer algo. Todos nós sentimos uma vontade de fazer, mas nem sempre sabemos o que fazer e como fazer e é exatamente isso que é preciso trabalhar com os leitores: seu poder de saber o que deseja.


http://livroson.com/forum/


Aqui temos um espaço para os leitores interagiram com os autores numa tentativa de dar a eles o poder de ser ouvido; de ter sua opinião preservada. Na verdade, somos todos parte do mesmo grupo, qual seja o grupo dos que gostam de ler.

Um comentário:

  1. Paul,

    Acho super legal toda a atenção que você dá aos seus leitores!

    Às vezes quando compramos um livro, temos a impressão de que o autor é uma pessoa inalcançável.

    Mas você está sempre aqui, respondendo todos os comentários. É muito boa essa intenração entre autor e leitor que a internet permite!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!