6 de outubro de 2010

Publicando: Novo Século




Continuando a série "Publicando" aqui no blog, hoje vamos falar um pouco da editora Novo Século. Muitos novos autores (ou não) sabem que quando se fala em começar uma carreira literária, o caminho é publicar pela Novo Século. Uma imagem de "descobridora de novos talentos" está impregnada na marca desta editora. Por isso, quando você for levar seu livro para tentar uma publicação, vão orientá-lo para tentar a Novo Século. Contudo, mais uma vez, muita calma nesta hora!

Atualmente existem duas maneiras de publicar pela editora de que estamos falando. Uma delas, a tradicional, é o envio do original à editora pelo correio. Depois, é preciso paciência para esperar resposta no prazo de seis meses. Passado este tempo e nada de resposta, seu original não foi aceito e será destruído:

Se aceito, o editor entrará em contato com você e os detalhes da publicação serão combinados.

A segunda maneira trata-se de lançar o livro pelo selo Novos Talentos da editora. Mas que diabo é isso? Programa Raul Gil para escritores calouros? Não. Expliquemos sucintamente: este selo editorial é voltado para novos autores que possuem dinheiro para bancar a produção do livro. Então, caro amigo, preste atenção no que você vai ler aqui:

Trata-se exclusivamente de um modo de lançar seu livro de maneira independente, mas com o selo editorial da Novo Século. Esta prática comercial tem se tornado comum no mercado editorial e, de certo modo, não é de todo mal. Como havia dito quando conversávamos sobre a Giz Editorial, o autor tem que avaliar bem a proposta de publicação e sopesar investimentos e vantagens. São maneiras para se ingressar no mercado editorial.

O que você tem que saber, é que a editora vai ganhar em cima de você. Ela não terá nenhum prejuízo já que você irá bancar a produção dos livros. Eles dizem que o autor tem que adquirir certa quantidade de livros e mascaram aí a informação de que ele está bancando a produção dos livros. Só que vantagens são oferecidas, como por exemplo, noite de lançamento, divulgação e outros serviços.

Compensa, não compensa? Vai de cada um e do dinheiro que dispõe. Minha opinião pessoal de que se deve tentar pela primeira maneira, ainda que pareça mais distante. Vejo-a com mais justiça, apesar de tudo. Afinal, estamos começando e muitas vezes não temos condições de bancar a produção dos livros. Enfim, é isso! Acho que o papel de acreditar no sucesso tem que ser mútuo: da editora e do autor, não só deste último. Até o próximo "Publicando".

10 comentários:

  1. Caro Paul, achei maravilhosa a sua iniciativa de postar mais a respeito de cada editora que aposta nos novos escritores. Já visitei o site da Novo Século, e confesso que estou pensando em enviar meu original para eles primeiramente. O fato de levar tanto tempo para se obter um resposta positiva ou não deles é compreensivel, já que eles recebem tantos originais constantemente. Com relação a segunda forma, realmente só é viável a depender das condições financeiras do escritor. Se ele não se importar de bancar a publicação e dispor de dinheiro para isso, eu considero uma forma válida. Entretanto, no meu caso específico ainda prefiro o método tradicional de publicação, e acredito que a grande maioria só tem essa possibilidade de tentativa.
    Enfim, é preciso mesmo paciência e força de vontade para aguardar o processo, e quem sabe alguma editora perceba o potencial do nosso livro, não é mesmo?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo para que dê certo, Mariana! Muito obrigado pelo comentário tão consciente!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Paul, adoreeei as postagens sobre publicação aqui do blog! É uma ótima oportunidade pro pessoal saber e conhecer essas formas diferentes de publicação! Obrigada =)

    ResponderExcluir
  4. Eu que lhe agradeço pela visita, Babi! ^^'

    Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Isto é realmente muito interessante e saber sobre estas formas de publicação é muito útil para quem está começando, querendo lançar um livro.
    A editora Novo Século realmente tem apresentado vários ''achados'' para a literatura e parece que cada vez vão aparecer mais... Espero que sim ^^
    Muito boa a postagem,
    beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Rachel! eu também faço votos de mais e mais autores novos possasm ser descobertos! Sou otimista quanto ao futuro! Seja bem-vinda!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. oi, custa muito caro para publicar pelos novos talentos?
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Bem, Nick e Mô, o custo vai depender muito do valor que ficará a produção do seu livro. Quero dizer que dependerá do material escolhido, do numero de páginas e outras coisas. Lembrem sempre que o autor tem que necessariamente comprar 500 livros. Então o custo vai depender do valor de cada livro, compreende? É preciso analisar com calma e ver se compensa.
    Um abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  9. Paul eu busquei apoio da Novo Século... E apesar de acreditar que ela é uma gigante maravilhosa para se trabalhar, achei um absurdo o valor que me pediram... Quase caí para trás e cheguei a acreditar que meu sonho nunca seria alcançado... (comentando num post antigo rsrsrs)
    Mas aí apareceu a Dracaena, que me ofereceu basicamente as mesmas cosias, por um preço menor...
    Bom, vai de cada um msm...
    Talvez se eu tivesse muito dinheiro tivesse fechado com eles, talvez não... Mas enfim...
    Bjos e sucesso amigo!
    Lilo

    ResponderExcluir
  10. Entendo perfeitamente o seu ponto de vista, eu também acho isso. O valor é salgado mesmo...

    Acho que temos que ir avaliando cada esditora e escolhe de acordo com o que melhor nos pareça. Eu desejo-lhe sucesso com a Dracaena! Não se esqueça de nos avisar de lançamento e tudo mais!

    Um abraço, Lilo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!