11 de novembro de 2010

Jovem autor, cuidado!


 

Nós, novos autores, estamos sempre cheios de esperança, de entusiasmo e energia quando falamos de nossos livros. Mais ainda: ficamos empolgadíssimos quando começamos a perceber que é possível publicá-lo. Aí, caro amigo, surge o grande impasse que consiste em saber se o serviço editorial oferecido é mesmo viável ou não. Eu já passei por isto e creio que todos nós passaremos. Usei da experiência para notar alguns detalhes que podem ajudar na hora da escolha de uma editora. Vamos a eles!

Inicialmente tenha em mente buscar parceiros e não empresas-lobos, que querem abocanhar seu sonho. Vise editora que tenha um plano de publicação no mínimo justo, em que você seja visto como escritor e não como cliente. Quando falo em justo, não quero dizer que necessariamente o plano de publicação seja de paridade; digo no sentido de honesto mesmo, aquele que você sabe de imediato como será o lançamento de seu livro e o que a editora vai ganhar com isso. Não se esqueça de que você está começando e é natural que a editora tome alguns cuidados com sua publicação; que comece a acreditar no livro gradativamente.

Pesquise, escute opiniões sobre as editoras. Analise os métodos de publicação com a frieza de quem está contratando um serviço. Não se deixe levar por palavras bonitas que massageie seu ego, falando bem do seu livro no intuito de vender serviços para você. Seja profissional e desapegue do seu livro, quando for buscar sua editora. Ainda sobre profissionalismo, saiba ouvir e sopesar as propostas e tenha cuidado.

Aqui vem a parte principal: tenha muito cuidado com empresas-lobos que querem usar o seu sonho para ganhar dinheiro. Não é difícil identificá-las, basta analisá-la pelas seguintes premissas: eles estão me vendo como autor ou como cliente? Como parceiro ou como consumidor? Visam o público leitor ou vender serviços aos autores novatos?

Enfim, jovem amigo autor, saiba que existem muitos que querem se aproveitar da sua empolgação com as palavras. Cabe a você identificá-los e afastá-los para que pessoas honradas possam aparecer e ajudá-lo em sua carreira. Nunca deixe de acreditar em você é minha última dica. Mesmo que o mundo não acredite, mesmo que todos digam que você não tem talento ou ainda que um livro seu nunca fará sucesso, simplesmente ignore estes comentários. Com o tempo você vai "sentir a energia" de pessoas que comungam de ideais que "encaixem" às suas e tudo ficará mais fácil.

Sucesso!

5 comentários:

  1. Olá, Paul!

    Boas dicas para os novos autores. É sempre bom ficar atento, infelizmente há muitos picaretas por aí.

    ResponderExcluir
  2. Paul, muito interessante postar sobre o tema! Estive analisando esses dias, e realmente acho um absurdo praticado por sites/editora que cobram um valor abusivo de venda por exemplar sem oferecer uma impressão de qualidade, que justifique a o valor cobrado pelo livro... não citarei nomes obviamente, mas nesses casos percebo que existe uma disparidade na oferta de serviços "grátis" que não condiz com às expectativas do autor que zela e respeita a sua obra.
    É apenas um desabafo, mas queria comentar a respeito. Felizmente existe muitas editoras sérias que respeitam tanto o autor quanto os seus leitores.
    Outras, ao contrário, usam o amadorismo e a ganância para atingir o lucro fácil, e quem sai perdendo somos todos nós.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Patty, é muito bom ter sua presença aqui no blog! obrigado pelo comentário atento!

    Mariana, você está certa! Há sempre os picaretas (como bem disse a Patty), mas também há sempre quem trabalhe sério. Temos que saber escolher...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Texto excelente e que diz muita coisa para nós que estamos iniciando. Acho que nesse ponto a Bookess nos proporcionou algo ótimo: contato com outros escritores que, estando no mesmo barco que nós, podem nos passar experiencias bastante úteis na hora de levar um livro para a publicação.
    E concordo com você. Entrei em contatos com editora que parecem nem sequer terem analisado o original. Estavam apenas interessadas em vender a parte de exemplares que cabe ao autor e pronto. É realmente necessário tomar cuidado com esses detalhes, antes que sejamos engolidos por grupos mal intencionados e deixemos de acreditar no nosso proprio talento.
    Parabéns, Paul.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário e pela visita, Wellington! Suas palavras são sensatas! Precisamosmesmo ter muitp cuidado!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!