1 de fevereiro de 2011

Ágape de Padre Marcelo Rossi




Ágape é amor incondicional

O primeiro livro do sacerdote cristão, músico e ator Marcelo Rossi lançado em 2010 pela Editora Globo,  Ágape, nos apresenta fragmentos do Evangelho de São João. O autor selecionou trechos que julgou importante e trouxe-os para uma linguagem de fácil compreensão. Com o prefácio do escritor Gabriel Chalita, o livro já começa explicando o significado do título. Ágape é amor incondicional; sem esperar nada em troca; fazer por vontade mesmo. Fazer o bem sem ver a quem, como diz o ditado.

Mais do que trazer o evangelho para os leitores, o autor tentou interpretá-los à luz do catolicismo contemporâneo. Com suas palavras o padre ensina que é preciso valorizar o próximo; amá-lo verdadeiramente a ponto de não fazer-lhe qualquer mal. Uma mensagem válida para os dias atuais em que nossos umbigos estão tão importantes. Um livro pequeno, feito para ser lido com facilidade. A mensagem, por ser positiva, deve ser levada em consideração. Admiro muito este trabalho dos escritores em passar algo de bom aos leitores e estimo o padre por fazê-lo.

Minha crítica ao livro se dá do ponto de vista da “profundidade”. Os textos do autor que explicam o evangelho de João até abordam a essência daqueles ensinamentos, mas não exploram as questões de uma maneira ampla e o leitor, ao menos aconteceu comigo, sente-se perdido em palavras bonitas. Não que seja possível ter uma interpretação amena das palavras de João, mas os temas levantados pelo Padre mereciam uma abordagem profunda. Foi o que senti ao ler Ágape: um livro com uma mensagem importante, mas que careceu de amadurecimento.  

Mas repito: a mensagem é de extrema importância para o livro. Ágape tem essa “energia” boa para os leitores. Tem palavras de encorajamento, apesar de ser um livro religioso. O ponto positivo da obra está no fato de que ao final de cada capítulo o autor nos brinda com uma oração. Aos religiosos podem rezá-las e os nem tanto assim podem entender o final de cada capítulo como uma poesia. Foi uma leitura agradável, apesar de tudo.

Ágape está disponível em quase todas as livrarias do Brasil e pode ser adquirido sem muito esforço. Fica a resenha e a dica!

Abraços.

5 comentários:

  1. Olá Paul, não curto muito ler livros religiosos ou de auto-ajuda rsrs. Entretanto, sua resenha mostrou de forma sucinta o quanto este livro pode nos levar a refletir sobre os vários aspectos das nossas vidas. Adorei a resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Mariana. eu também não tenho como leitura preferida este tipo de livro, mas a mensagem positiva sempre me é agradável.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. onde posso achar o capitulo 2 doa agape pois avó levou o livro pra ler e ela mora em sp e eu emmongagua e eu nem sei quandoe la vem.
    to querendo ler muito esse capitulo das oraãoes
    mandar no email sandramagalaes25@live.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Prezada, Sandra.

    Obrigado por comentar no blog Ester. Gostaria de informar que é possível adquirir o livro Ágape do Padre Marcelo Rossi em todas as livrarias do Brasil. É um livro muito conhecido. Pelo que sei, não há apenas as partes das orações ou capítulos para comprar. É preciso comprar um novo livro. Vou passar um link para você comprá-lo on line:

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3061766/agape/?ID=AC1F07757DA0914110B250967&PAC_ID=32841&gclid=CPLKh5bYqqcCFc4M2godNVLNCw

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oração pela graça da paternidade e maternidade através de maria. Mãe da vida, Mãe da luz que a todos conduz. Mãe dos homens, Senhora da Natividade fazei propícia minha oração ao Vosso filho e Senhor nosso Jesus Cristo. intercedei ó Boa Mãe por nós que pedimos a Deus pela graça da paternidade e da maternidade. Reconhecemos Senhor que só Tu és doador da vida, pois é o Senhor dela e pedimos que em sua infinita bondade tome nossos corpos, homem e mulher, como instrumento da multiplicação da vida sobre a Terra. Senhor, tu dissestes; "Crescei e multiplicai-vos".
    Concedi-nos Senhor sermos dignos da vossa palavra e que ela se cumpra entre nós. Amém!
    Repita essa frase e veja como Deus se move:
    "Senhor, tu te amo e necessito de Ti. Estás no meu coração.
    Abençoa a minha família, a minha casa, as minhas finanças, a minha vontade louca de ser mamãe, o meu trabalho e meus amigos em nome de jesus, Amém."
    Publique esta oração e receberás um milagre.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!