11 de fevereiro de 2011

O autor novo e o sucesso




Continuando assuntos lançados na postagem dessa semana sobre séries, que tal falarmos um pouco sobre autores novatos?

O autor iniciante de hoje não é tão iniciante assim. Ele já espalhou seus textos e histórias pela internet e tem um público, o que o ajuda muito frente aos que começaram antes. Ele já começa com certa maturidade, é um fato, mas tudo isso não lhe basta.

Escutamos e lemos sempre que um certo autor é consagrado pela crítica ou por outros autores, mas não analisam como isso se dá. Vou explicar o que penso: os autores comentados são aqueles que são integrados ao sistema de comentários. O que isso quer dizer? Quer dizer que um autor falado é aquele que tem laços com quem fala.

Isso sempre aconteceu, repare bem. Um escritor brota de um movimento literário, de um gênero da moda, de um evento e carrega com ele outros que fazem parte da mesma ideologia ou contexto. Um comenta do outro e ambos fomentam o mercado literário, explicando de maneira concisa. É o próprio grupo do autor que vai dar-lhe a divulgação necessária para a sua ascensão; são seus amigos escritores, críticos ainda que casuais, blogueiros, amigos pessoais e leitores que vão comentá-lo. Eis aí a importância de tê-los bem.

Deduzo, pois, amigo jovem escritor, que tudo acontece de maneira sistemática. Nós mesmos temos tudo que precisamos, posto que somos quem escreve e comenta o que é escrito. No fim, trocamos experiências literárias e alavancamos nossa nova literatura, comece a ver com estes olhos. Acho que o sucesso é subjetivo e coletivo.

Abraços.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. O autor iniciante precisa solidificar seu Networking como dizem rsrs.
    Excelente reflexão, caro amigo escritor!
    Abraços.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Wellington, obrigado pelo adjetivo. Um forte abraço!

    Mariana, gostei muito da definição "rede de trabalho" que você emprega neste contexto. Ela é mesmo apropriada. Que bom que sempre podemos contar com nossos amigos escritores.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!