17 de maio de 2011

A batalha em busca de editora


Como vão, caros leitores? Espero que bem. Hoje vou dividir com vocês o relato da escritora Livia Lorena que busca editora para publicar sua obra Redenção. Eu já falei da Livia e também de Redenção e você pode ver o que eu disse aqui.

Olha só o que a Livia relata em seu blog:
“Não sei se você lembra, mas comentei alguns posts atrás que estava como louca tentando falar com editoras para ver se Redenção se tornava um livro impresso bonitão como eu sonho. Comentei também que falei com a Novo Século, a editora de publicação independente LivroNovo, com a editora Record, dona do selo Galera Record e com a Underworld. Pois bem vamos às respostas:
 
Na Novo Século um moço foi suuuper simpático, pediu meu livro para avaliação, o Redenção passou, só que a proposta foi de me fazer cair da cadeira. Para que 1500 exemplares possam ser feitos eu tenho que comprar 500... Imaginem só?! 500 livros por um preço aí de 38,00 reais... E fora que o que eu faria com 500 exemplares aqui em casa? Abria uma lojinha? Tá... Posso vender para alguns lugares, mas certamente livrarias maiores não aceitariam, porque já teriam o Redenção direto da editora. A proposta em si é maravilhosa com coisas maravilhosas, mas infelizmente não disponho do montante necessário. T_T Quem manda ser pobre!
 
Na Livronovo o Redenção também passou por avaliação e foi aprovado. A proposta, mas modesta e com venda só pela internet sob demanda, é bem mais acessível, no entanto a quantia ainda assim é alta para uma jovem escritora.
 
Na Underworld continuo sem resposta... Super "legal" da parte deles não enviarem nem um "Não estamos interessados".... Mas tudo bem.
 
Na Galera Record, responderam que devo enviar o Original impresso e que a avaliação costuma durar em média um ano...
 
Devido aos altos custos para começar no mercado editorial, resolvi então que Redenção será vendido sob demanda pelo próprio Bookess ou pelo Clube de Autores, o grande problema desse meio de venda é que o valor das cópias é quase um roubo e quando digo roubo ROUBO MESMO. Cada cópia do Redenção no CDA pode sar por 58,00 reais e no Bookess por 43,00 reais, onde eu achei o melhor preço, apesar de ainda achar um abuso. Concordo que temos custo de impressão e tudo mais, no entanto meu ilustre leitor, farei uma pergunta e pense comigo:

Quem está disposto a pagar 58,00 ou 43,00 reais pelo livro de uma autora desconhecida, quando na Saraiva também temos livros ótimos por 25?

O fatão é que eu não consigo aceitar isso... Acho injusto com você meu querido leitor ou leitora, por isso, enquanto reviso Redenção(o impresso) e faço as devidas alterações ele vai continuar disponível lá no Bookess mesmo para leitura digital. Já que é pra pagar uma quantia alta como as citadas acima, vou fazer o possível para que o material que você for comprar seja no mínimo O MELHOR.

Estou a procura de capistas, para uma capa definitiva, diagramadores, revisores e toodo esse serviço básico. Vou ver também se consigo marcas páginas do livro e é isso aí...

Como podemos constatar o início para uma escritora iniciante é difícil e cheio de pedras e curvas, mas ainda sim não vou desistir, vou continuar tentando e espero muito contar com sua ajuda.”

Em muitos pontos penso de forma parecida com a autora. Não concordo, entretanto, com a disponibilização do livro impresso pelo Bookess e Novos Autores. Não concordo pelo simples fato de que é inviável para nós autores e também para nossos leitores. Se não acho justo, não disponibilizo. Acredito que o primeiro passo para coibir práticas assim é não utilizá-las.

Bem, quis dividir a batalha da Livia com vocês. Mais que isso, quero estar próximo para atestar a vitória dela e de todos nós.

Sucesso.

8 comentários:

  1. Olá, Paul!
    Eu também concordo com o ponto de vista da autora. Torço muito para que ela consiga publicar Redenção através de alguma editora que realmente aposte nos novos escritores.
    Eu parei de publicar meus escritos no Bookess justamente pela prática de cobrar valores abusivos pelo livro impresso. Sei que eles só fazem impressão por demanda, mas fica inviável comercializar o livro com preços acima dos que são bestsellers.
    Poucos comprariam por mais que o livro fosse bom e interessante, ainda mais no caso da Lívia e de tantos outros que estão começando agora...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Entendo seu ponto de vista, Mariana. Acho apenas que pela possibilidade de publicar e-livros o Bookess não é dispensável totalmente.

    Obrigado pelo comentário, minha amiga!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, suuper me identifiquei com a situação da Livia, passei por tudo isso que ela já passou, e sei o quanto é difícil/quase impossivel para um jovem e iniciante autor publicar sua obra, as editoras grandes nos ignoram, e as mais modestas cobram preços que estão acima do nosso alcance. Também acho totalmente inviavel vender um livro atraves do clube do autor, como a propria livia disse: quemn vai pagar 50 reais pelo livro de um autor iniciante se você pode comprar livros de "feras" pela metade do preço?!
    Ou seja, é complicada a nossa situação, nunca pensei que fosse tão dificil divulgar um trabalho que deveria ser tão valorizado, um livro. E depois de já ter levado dezenas de NÃO's e de nem se quer ser respondido em muitos casos eu desisti. Não desisti de publicar o meu livro, disso não vou desistir nunca, mas desisti de tentar publicá-lo atraves de uma editora, já que elas não me querem, fiquem sem. Quando eu me formar e tiver melhos condiçoes vou publicaa-lo de forma independente ;D
    [/momento desabafo SHDUSHDUASH]
    ABRAÇO PAUL.

    ResponderExcluir
  4. César, a gente sempre tem falado dessa dificuldade. A Livia, eu, a Mariana e outros amigos...

    Quero conhecer mais do seu porjeto. Se eu puder ajudar de alguma forma, já me coloco à disposição.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paul! Fiquei tocada. Sei bem como é dificil e graças a Deus eu pude contar com ajudas apra lançar o meu livro independente. É mto complicado mesmo! Ofereço toda minha ajuda e apoio pra Livia, se precisar da minha divulgação e qualquer outra dica ou contato. Ela está fazendo mto bem correndo atrás do sonho dela, fiquei muito feliz!

    ResponderExcluir
  6. Babi, é importante ter ajuda. Acho que sempre precisamos... Sua disposição em ajudar vale muito!

    Obrigado pelo comentário, minha amiga.

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelo apoio Paul, o meu livro, o qual eu sempre me refiro na hora de falar como é dificil publicar uma obra se chama: Um Gole, eu escrevi ele inicialmente quando tinha 13 anos, mas no ano passado eu decidi reescreve-lo, repaginando-o totalmente. Se trata de um romance jovem mas que na minha opinião é capaz de agradar pessoas de outra faixa etaria também, eu me dediquei bastante a ele e fiz o possivel pra criar uma narrativa consistente. Maaasxz, como sou inexperiente nessa ramo, afinal de contas, é o meu primeiro livro eu sei que ele tem muitas falhas e ajustes a serem feitos, acredito que um bom profissional poderia "ajusta-lo" perfeitamente. Eu até pedi para que alguns amigos lessem e me dessem suas opiniões, e principalmente as meninas adoraram, reconheceram que ele tem ajustes a serem feitos, mas perceberam que a "trama" é digna de ser lida. É uma pena que as editoras não reconheçam isso, elas preferem um livro que esteja impecavel, mesmo que exista um não tão perfeito, mas com uma trama bem mais interessante =/
    [/momento desabafo 2 aqui.]
    Então é isso Paul, eu sei que o meu livro precisa de melhorias mas ainda não encontrei nem apoio nem icentivo para isto, enquanto isso vou deixando o tempo passar, ate que um dia eu possa investir de verdade nele, aí sim eu acredito que as pessoas dariam mais valor a ele.

    P.S:. Se você quiser lê-lo é só pedir que eu te envio, ok?
    abração Paul

    ResponderExcluir
  8. César, me envie por favor. Vamos ver o que podemos fazer...

    Conheço uma editora que tem uma política justa com autores novos e que talvez possa nos ajudar. Contudo, tenho consciência que depende muito do nosso esforço para que tudo dê certo.

    Meu email: paulo.antonino@gmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!