4 de dezembro de 2014

Seja água, meu amigo!

 

Talvez você já tenha visto a entrevista do formidável Bruce Lee, na qual ele dá este conselho: “seja água, meu amigo!” A ideologia vem do seu livro de artes marciais (e filosófico, porque não) “O Tao do Jeet Kune Do”. No livro há muito mais do que na entrevista e o objetivo deste pequeno texto é comparar os ensinamentos do saudoso artista com as pessoas atuais.

A ideia de Lee, que sabemos, não é dele, mas um apanhado organizado da Filosofia Oriental é a seguinte: a verdadeira forma é não ter forma. O verdadeiro é o que é; não há nada antes nem após. Sou, simplesmente. Em outras palavras, para chegar o mais perto possível da perfeição (embora jamais possamos alcançá-la), devemos descarregar nossas mentes. Certamente “pensar em nada” não é fácil, talvez exija muita meditação ou até mesmo seja impossível. A ideia é se deixar levar pelo Momento, pela Natureza, pelo Movimento. Só assim, segundo Lee, o artista marcial conseguirá alcançar o máximo de suas habilidades. Livre de padrões e do peso que tudo isso impõe, ele esclarece.  Neste sentido, ele ensina que devemos ter o mesmo comportamento da água. Ela não possui forma, se adapta ao recipiente que é alocada. Pode salvar vidas ou destruí-las, de acordo com a ocasião.

Quantas pessoas você conhece que é realmente livre (considerando o conceito simples de liberdade)? E você? Consegue pensar dessa forma? Carregamos tanta coisa em nossa mente, tantas distrações que ficamos cada vez mais distantes de nós mesmos e por tabela da Natureza. Ser água? Poder se adaptar com agilidade à velocidade do mundo, não parece ser coisa fácil. Tudo muda, embora tudo se esforce tanto para que fiquemos com certas coisas. O que quero dizer é que as forças são desproporcionais e violentas. Estamos confusos já faz algum tempo. A distração parece ser o lugar mais seguro.

Distraídos; vamos sendo distraídos e o tempo passa. Ser água não significa ser imprudente e viver a vida intensamente (carpe diem). Pelo contrário, significa entender-se como parte de algo maior e em constante sintonia com isso. Tudo é feito da mesma coisa. Pare e reflita por um momento: posso ser mais água hoje? Estou me adaptando ao mundo ou exigindo que o mundo e as pessoas mudem por mim? Indo mais longe, sou sincero comigo mesmo?

Seja água, meu amigo!

Abraço.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!