30 de setembro de 2015

Arco-Íris do Núcleo dos Escritores


Treze visões do mundo

Arco-Íris é a primeira antologia do Núcleo dos Escritores. Trata-se de um livro de contos, poesias e crônicas escrito por treze autores de Moji Mirim e Mogi Guaçu. Nele nos deparamos com interpretações singulares da vida e da literatura de forma geral. Uma mistura de cores e ideias, cujo objetivo é dar voz conjunta à imaginação dos escritores regionais. 

O prólogo do livro foi escrito pela autora de "Sombras do Medo", Camila Pelegrine. Em seguida, os textos vêm em ordem alfabética e os capítulos divididos por autores. Eles começam com uma biografia resumida. Temos o escritor André Rodrigues abrindo Arco-Íris com o seu conto "O Calango e o Pedreiro" e seguimos com Atahyde Martins com suas poesias e contos, destaque para o conto "O Mistério de Pedro Virgem". A já citada Camila Pelegrini escreveu três contos. Ênfase para "Verdade ou Desafio". O poeta da Academia Guaçuana de Letras Cícero Alvernaz deixou sua marca, principalmente com o conhecido poema "Artífice dos Sonhos". Além dele, Dorothi Fernandes, escritora de Moji Mirim, fez poesia com Lembranças, Mistérios e Caminhos.   

Merece destaque a participação da conhecida escritora Fátima Fílon com sua "magia" de sempre. O poema "O Atalho da Vida" de sua autoria é de tamanha beleza, simplicidade e mensagem que impressiona. O Arco-Íris segue com os textos sombrios de Joseph Martins que logo são abrandados pela poesia atenta de Eliana Silva. Depois vêm Luiz Antonio Padovani e Luís Henrique da Rocha Campos, assim como a poetisa das águas do Mojiguaçu Maria Ignez Pereira. O livro vai fechando com os meus contos e do poeta Paulo Tristão. Tudo acaba co o epílogo de minha autoria. 

O livro é bonito, a capa bem feita pela artista Ana Paula Souza. A impressão da editora Ixtlan e a diagramação de Márcia Todeschini também estão boas. Os textos mereciam uma edição mais cuidadosa, mas isso não tira o mérito do grupo em idealizar e concretizar a obra em conjunto. Leitura multifacetada e agradável que serve de incentivo aos outros tantos autores vizinhos que ainda não realizaram o sonho de estar em um livro. 

Fica a resenha e a dica.
Abraço.                

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos escritores pelo livro e ao Paul Law pela resenha. O lançamento será na ACIMM dia 07/10/2015 as 15h.

    ResponderExcluir
  3. Desculpem, lançamento dia sete de novembro de 2015.

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, Paulo! Feliz por fazer parte desse Arco-Íris tão bonito e rico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigos parceiros do Núcleo. É uma honra estar entre vocês. Abraço.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!