18 de novembro de 2015

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia



Seja mais sincero consigo mesmo

Luis Felipe Pondé é filósofo, escritor, professor, escreve semanalmente para o Jornal Folha de São Paulo e é comentarista do Telejornal da TV Cultura. Embora, num primeiro momento, seja difícil associá-lo a "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia", ele é o seu autor. Assim como outros "guias politicamente incorretos". Sua intenção com obras deste tema é criticar o modo atual de encarar a realidade. Esta modo raso, superficial, hipócrita que é bem aceito coletivamente. 

Particularmente Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, Pondé faz uma análise filosófica da figura "o politicamente correto". Em outras palavras é a obra que explica o que o autor entende pelo termo e sua atuação ao longo do anos e em diversos âmbitos. Abordando sexualidade, indo pela hipocrisia e educação, perpassando francamente pelo feminismo e política o autor, de forma geral, analisa a moral humana. 

Mas afinal, o que é politicamente correto? Segundo a obra é todo indivíduo que possui opinião que agrada o maior número de pessoas com a intenção de ser querido ou aceito coletivamente. A praga PC como determina o autor, é um ser desprezível, incapaz de expressar sua real intenção por não ver vantagem nela. Covarde, hipócrita não passa de uma "Maria vai com as outras". O pior de tudo é que esta "falsa posição" tornou-se um código aceito socialmente. Mais ainda, determinante na forma como os seres humanos se relacionam. O autor cita o exemplo da mulher que ao longo dos anos teve destaque por sua beleza física e que recentemente perdeu esta natureza. De forma sucinta ele salienta que o politicamente correto do sexo masculino não admite em público que fica atraído por um corpo feminino esbelto, mas que valoriza a mulher nos mesmos termos que "considera" um homem. Qualidades como inteligência, fidelidade, caráter são levadas em consideração antes do aspecto físico. Segundo Pondé, isso é uma grande mentira e não há nada de errado em admirar e desejar (guardadas as devidas proporções) uma mulher bonita. Na mesma linha de pensamento ele disserta sobre o racismo. 

Sendo pessimista em muitas ocasiões, esclarece que felicidade é um estado transitório e raro, não sendo possível como quer fazer crer a praga PC, mantê-la o tempo todo. Pelo contrário, vivemos uma vida quase totalmente triste, na esperança de um momento de felicidade verdadeiro. Ele arremata que não há nenhum problema nisso; que os momentos de real felicidade valem por todos os de tristeza ou se não valem, não podemos fazer nada em relação a isso. 

Sua crítica se estende à pobreza, entendida pro ele como algo cultural. não econômica. No seu ponto de vista a maioria das pessoas são pobres de espírito, supérfluas, fúteis e idiotas. Houve uma queda cultural geral com a industrialização e o comércio. O homem culto não possui opção de lazer, pois o mundo tornou-se um grande "churrasco na laje". 

Em resumo "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" é um livro provocador, inquietante e franco. Sem pudor ou sutileza, o seu autor aborda os temas que fogem ao senso comum, sendo em alguns pontos facilmente interpretado de forma pretensiosa ou discriminatória. No entanto, essencial para que possamos entender as novas engrenagens do mundo e nos portarmos de maneira consciente. Um livro de conteúdo vasto, de fácil leitura e perturbador. O próprio Pondé nos alivia em seu último capítulo: há esperança no mundo, pois o homem é surpreendente. 

Fica a resenha e a dica.    
Abraço.                     

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia é um dos livros de ensaios mais interessantes e engraçados que eu já li - Pondé é pessimista, mas é também engraçadinho. Luiz Felipe Pondé é um dos poucos "reaças" que eu admiro. O único, no Brasil, que o supera é Nelson Rodrigues. Excelente resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário que acrescentou informações á postagem, meu amigo. Grande abraço.

      Excluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!